17/08/2017 - 13:03

COMPARTILHE

Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania

17/08/2017 - 13:03

Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania

FELIPE SANTA CRUZ
 
Iniciamos o mês de agosto – marco do aniversário da instituição dos cursos jurídicos do Brasil – trabalhando a todo vapor para atacar aquele que é um dos principais problemas enfrentados pelos advogados: o desrespeito às suas prerrogativas. No decorrer de julho, a campanha Prerrogativas da advocacia, garantia da cidadania percorreu 18 subseções, apurando junto aos colegas de cada município suas principais reclamações quanto à violação dos direitos profissionais, distribuindo o manual específico que a OAB/RJ produziu e informando sobre as ações da Seccional na área.
A ideia de percorrer todo o estado dialogando com os advogados parte do pressuposto de que há reclamações gerais e questões peculiares a cada região. As visitas se iniciaram pelas regiões Norte e Noroeste, mais distantes da capital e, consequentemente, mais esquecidas pelo Poder Judiciário. O trabalho prosseguirá em agosto e setembro, com o objetivo de unir a classe em torno do objetivo comum: o efetivo respeito às prerrogativas.
 
*  *  *
 
Em outra frente, a OAB/RJ inaugurou recentemente o parlatório do Presídio Ary Franco. Graças a convênio firmado entre a Ordem e a Secretaria de Administração Penitenciária, o espaço foi totalmente reformado, garantindo condições dignas para os colegas criminalistas que precisam conversar com os clientes presos.
Além de pintura, iluminação melhor e isolamento acústico, o parlatório recebeu cadeiras e bancos novos, e um ar-condicionado de maior potência.
 
*  *  *
 
É com alegria que noticiamos, também, a inauguração da primeira sede da Subseção de Iguaba Grande, na Região dos Lagos. O imóvel conta com central de peticionamento, auditório para 20 pessoas e escritório compartilhado. No cenário de crise econômica do país, que naturalmente atinge a advocacia, é fundamental que os colegas disponham de espaços como esse. A OAB/RJ tem plena consciência do momento difícil que o Brasil atravessa e vem se esforçando ao máximo para oferecer aos advogados a estrutura necessária para que exerçam a profissão.

Abrir WhatsApp