17/08/2017 - 14:02

COMPARTILHE

Seminário discute o uso da fosfoetalonamina

17/08/2017 - 14:02

Seminário discute o uso da fosfoetalonamina

A Subseção de Iguaba Grande promoveu, em 14 de julho, na sede da Seccional, o II Seminário Fosfoetalonamina Sintética e o Direito do Paciente Oncológico. O evento, cuja primeira edição foi realizada na Região dos Lagos, contou com diversas palestras e terminou com um debate aberto ao público. Todas as apresentações foram transmitidas ao vivo pelo canal da OAB/RJ no Youtube.

O professor Salvador Claro Neto, doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, foi o primeiro palestrante. “A fosfoetalonamina já é uma realidade, mas é preciso uma força maior para ser colocada como um remédio consagrado. A ideia aqui é apresentar uma noção de como a substância funciona no organismo”, afirmou ele, ao iniciar sua explanação.
 
Na abertura, a presidente da OAB/Iguaba Grande, Margoth Cardoso, agradeceu o apoio da Seccional ao sediar o evento. “A diretoria foi sensível à causa do paciente oncológico. Nós entendemos que é uma escolha dessas pessoas fazerem uso da fosfoetalonamina para seu tratamento, e esse direito não pode ser negado. Trouxemos pesquisadores que estão envolvidos com a questão, para podermos entender e esclarecer o uso dessa substância”, disse. Representantes das subseções da Leopoldina e de Seropédica também participaram dos debates. 

Ministraram palestras, ainda, o professor Gilberto Orivaldo Chierice, doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo; o defensor público federal Daniel Macedo, titular do 2º Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva no Rio de Janeiro; o empresário Diego Rodriguez, ativista e representante da Radio Fosfo; o professor Durvanei Augusto Maria, pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantã; e o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Robson Roney Bernado, doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 

Abrir WhatsApp