03/08/2018 - 21:01

Advogados já recebem máquinas de certificação e elogiam a iniciativa da Seccional e da Caarj

03/08/2018 - 21:01

Foi com entusiasmo que os advogados receberam a iniciativa da OAB/RJ e da Caarj, de fornecer aos colegas adimplentes as máquinas de certificação digital. O sucesso foi imediato. Só no primeiro mês de atendimento, mais de 2.500 advogados compareceram aos cinco postos abertos pela Seccional e fizeram a validação para assinatura digital de seus cartões da Ordem. Ainda em abril a OAB/RJ instalou um novo ponto de apoio, no TRT da rua do Lavradio, e postos volantes já estão visitando as subseções do interior.

O advogado Rodrigo Passos conversou com a reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO logo após sair do posto de certificação digital localizado na Seccional e se disse “extremamente satisfeito”, tanto com a informatização, que “diminui muito a necessidade de deslocamento e faz com que o dia renda muito mais”, quanto com as campanhas organizadas pela OAB/RJ. “A Ordem está crescendo e nos dando um retorno cada vez maior. É bom ver a anuidade se transformando em bônus e serviços”, afirmou.

Para Marcelo Luz Leal, outro colega beneficiado, a digitalização é essencial para a maior celeridade da Justiça e a certificação digital dá mais segurança aos colegas. Ele elogiou, também, a participação da OAB/RJ no processo de adaptação aos novos tempos. “A Ordem é pioneira como órgão representativo. Desde o oferecimento de endereço de e-mail institucional, ao fornecimento das máquinas certificadoras, passando pelos cursos de atualização, os advogados vêm tendo todo o suporte necessário”, declarou.

Segundo o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, as mudanças trazidas pelo avanço tecnológico são irreversíveis e a grande demanda e o retorno positivo dos colegas são claros sinais de que a Seccional está no caminho certo. “Vamos continuar acompanhando a modernização do Judiciário e apoiando de forma irrestrita a advocacia”, disse ele.

O processo de certificação começa no Portal da Ordem (www.oabrj.org.br), no qual o advogado deve se cadastrar para gerar o boleto de pagamento de R$ 120 à Certisign, empresa que funciona como autoridade certificadora. O valor pode ser quitado em duas parcelas sem juros nos cartões de crédito, à vista com a impressão do boleto bancário ou em voucher.

A etapa seguinte é o agendamento da gravação presencial da assinatura digital, que deve ser feito no próprio site, ou pela Central de Atendimento ao Advogado, no telefone (21) 2730-6525. Marcados dia e horário, o profissional deverá comparecer a um dos postos para certificar seu cartão com chip. Só receberão a máquina leitora os colegas que fizerem a certificação nos postos abertos pela OAB/RJ. Mais informações no painel da campanha Fique digital – http://www.oab-rj.org.br/ fiquedigital.jsp – no Portal da OAB/RJ, e por meio da Central de Atendimento.