03/08/2018 - 21:01

Cursos promovem capacitação digital de três mil colegas

03/08/2018 - 21:01

Cursos promovem capacitação digital de três mil colegas

Cerca de três mil advogados participaram da segunda fase das aulas de certificação digital e peticionamento eletrônico da OAB/RJ, realizada entre 17 de março e 30 de abril. Organizados em parceria pela Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB/RJ (CDTI), pela Comissão da Justiça do Trabalho da OAB/RJ (CJT), pela Caarj e pela Escola Superior de Advocacia (ESA), os cursos, que totalizam 85 horas, têm como objetivo capacitar o advogado para operar o processo eletrônico e utilizar a certificação digital.

O projeto teve seu ápice no dia 9 de abril, quando mais de 400 colegas lotaram o auditório da Seccional e, orientados pelos professores Ana Amelia Menna Barreto, presidente da CDTI; Bruno Aronne e Alexandre Mattos, tiveram lições sobre a legislação atinente ao assunto e a publicidade dos processos nos novos meios. Seguindo uma tendência dos últimos eventos realizados pela Ordem, foi disponibilizado no Portal da OAB/RJ um link para a transmissão on-line ao vivo da aula, que contabilizou mais de dois mil acessos.

O advogado Benito Juarez Teixeira Lopes, de 69 anos, que participou da primeira parte do evento e integrou o treinamento prático oferecido à tarde, elogiou a iniciativa e disse que já solicitou sua certificação digital. “Emiti o boleto e, como orientado, estou aguardando 48 horas para agendar a visita aos postos”, afirmou. Devido ao volume de informações, Teixeira sugeriu que edições futuras do curso sejam divididas em duas ou três aulas. “Facilitaria a assimilação”, argumentou. Nas oficinas, ministradas na parte da tarde, os alunos puderam optar por testar o peticionamento em uma das esferas do Judiciário: Justiça Comum, Federal e do Trabalho.

O presidente da Seccional, Wadih Damous, que acompanhou o curso e fez a palestra de abertura, lembrou ser fundamental a inclusão de todos os colegas nos procedimento digitais do Judiciário: “É papel da OAB/RJ auxiliar os profissionais de Direito nesta nova etapa da Justiça brasileira”.

Desde o ano passado, diversos cursos de capacitação profissional vêm sendo promovidos pela Seccional. Até o início do ano, porém, as aulas não abordavam as questões da certificação digital. Com a conclusão, já em 2011, dos processos de informatização de algumas varas, e a parceria com a Caarj para o fornecimento das máquinas leitoras, o assunto passou a ser primordial. Funcionários foram treinados e passaram a atuar como monitores nos escritórios.

Além da Seccional, já passaram pela capacitação as subseções de Campo Grande, Barra da Tijuca, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti, Madureira, Petrópolis, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Volta Redonda, Paraty, Maricá e Saquarema. A terceira fase do projeto terá início em meados de maio, com aulas previstas para Miracema, Bangu, Leopoldina, Ilha do Governador, Campos, Caxias, Itaperuna, Cabo Frio, Barra do Piraí, Nova Friburgo, Nilópolis, Rio das Ostras, Méier, Teresópolis, Resende, Queimados e Vassouras. Mais informações sobre datas e locais no Portal da OAB/RJ: www.oabrj.org.br.