03/08/2018 - 21:01

OAB/RJ homenageia Augusto Boal em entrega de Prêmio Jurídico

03/08/2018 - 21:01

OAB/RJ homenageia Augusto Boal em entrega de Prêmio Jurídico

Foi realizada, no dia 31 de março, a cerimônia de entrega do 38º Prêmio Jurídico Augusto Boal, que homenageou o dramaturgo ao tratar do tema Cidadão não é aquele que vive em sociedade; é aquele que a transforma — Teatro legislativo — Exercício pleno da cidadania e processo legislativo. O concurso destacou, nesta edição, os trabalhos de Jamile Khede Israel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), premiada com R$ 12 mil pelo primeiro lugar, e de Naira Gomes Guaranho de Senna, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que recebeu R$ 10 mil pela segunda colocação na categoria ‘Advogado’. Não houve candidatos na categoria ‘Estagiário’.

Na abertura da solenidade, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, ressaltou o orgulho da Ordem em homenagear Boal, exímio defensor dos direitos humanos, que lutou, com sua arte, pela inclusão social das classes menos favorecidas: “Não foi à toa que escolhemos Augusto Boal para dar nome a esse prêmio, porque ele tem, de certa forma, a cara da nossa gestão. Tudo que o ele fez diz respeito àquilo que nós buscamos à frente da OAB/RJ”.

A viúva do dramaturgo, Cecília Boal, esteve no evento para receber as homenagens a Augusto e disse que, embora ele tenha ganho muitos prêmios, experimentava uma alegria especial em ver seu nome lembrado pela OAB/RJ, por ele, a sua maneira, ter advogado pela causa dos direitos humanos, em todos os sentidos: “Fico feliz com a possibilidade de essa nova geração pesquisar sobre o Augusto e ver sua luta, na época da ditadura, pela cidadania através da arte”.