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03/08/2018 - 21:01
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Tribuna Livre
Dias antes do anúncio de um trabalho de apoio que será prestado, aos sábados, pela Corregedoria Geral da Justiça do TJ ao 1º Cartório Unificado Cível de Niterói, ou “Cartorão”, como é conhecido, a reportagem da TRIBUNA esteve no local para ouvir as queixas dos advogados quanto à serventia, que tem sido alvo de críticas desde a sua implantação, em janeiro passado.
Qual é o maior problema do Cartorão?
Confusão
Acho que a unificação das varas foi feita de forma muito atrapalhada. A vara unificada ficou confusa e só complicou ainda mais o andamento dos nossos processos, que já não era satisfatório. E, desde a implantação, não percebi nenhuma evolução ou adequação a esse sistema.
Alessandro Leite Souza, 30 anos, estagiário
Andamento
O atendimento já melhorou, mas a andamento interno não apresenta mudanças. Não há celeridade dentro do cartório. De que adianta sermos chamados rapidamente por dez vezes e, em todas elas, nosso processo estar parado? A ideia do Cartorão é boa, mas com esse material humano, não tem condições de prosperar. Deveria ser estabelecido um horário fixo e ocorrer a contratação de serventuários terceirizados.
Sérgio Ricardo Rangel, 40 anos, estagiário
Satisfatório
Na minha opinião, o Cartorão funciona bem. Eu estou pela parte ré e para mim, particularmente, o serviço é satisfatório. Todo sistema novo demora um tempo para se adequar à demanda. Essa é uma boa ideia e o cartório está caminhando bem, ainda com algumas falhas Mas o caminho é esse mesmo.
Henrique Pereira, 47 anos, advogado
Desorganização
O maior problema é a falta de organização. Algumas vezes o processo deveria estar em um lugar e, quando vamos procurar, está em outro. E percebo que todos com quem converso têm o mesmo problema, que vem desde a unificação.
Rafael Vinicio, 28 anos, estagiário
Demora
O que mais incomoda é a desorganização para achar nossos processos e a demora, que é muito grande. Era melhor a estrutura dos cartórios separados. Havia problemas, mas quando juntaram tudo, sem uma organização adequada, o que era para ficar mais simples para o advogado se tornou um grande problema.
Fátima Cristina Menengoi, 33 anos, advogada
Núcleos
O problema aqui do Cartorão é a grande demora no atendimento e na execução de tarefas que antes eram muito mais ágeis. Eles separaram o atendimento em núcleos e nenhum deles funciona direito. Acabei de ter uma audiência inútil agora, pois os avisos de recebimento ainda não foram juntados. O serviço piorou com a unificação.
Bruna Caram, 24 anos, advogada
Despreparo
O cartório foi feito de maneira incorreta. Podemos constatar isso, inclusive, pelo despreparo de alguns funcionários para atender a quantidade de processos decorrentes da união das cinco varas. Não vejo nenhum benefício, pois uma simples consulta leva, no mínimo, duas horas. Mantendo essa situação, o Tribunal de Justiça está ferindo a determinação que possibilita ao advogado, preso aos prazos, exercer livremente sua função.
Danilo Curi, 27 anos, advogado
Adaptação
Acho que os funcionários ainda não se adaptaram a essa unificação, e não sei se isso vai funcionar um dia. Espero que sim. Os cartórios andavam mais rápido como eram antes. Estou desde outubro com uma petição juntada nos autos, mas o processo não anda. Tive que vir aqui para ele ir para a conclusão.
Mariana Ramos, 26 anos, advogada
Atendimento
A situação aqui continua péssima. A coisa não anda. Eu fiquei muito tempo esperando para ser atendida, enquanto um rapaz permaneceu com seu guichê fechado, não se sabe o porquê, por duas horas. Os funcionários continuam trabalhando calmamente e o estresse fica todo para os advogados, com prazos para cumprir, clientes cobrando e processos pendentes.
Ana Paula Carvalho, 40 anos, advogada
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