03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Wadih participa de ato de reparação a presos políticos da ditadura

03/08/2018 - 21:01

Wadih participa de ato de reparação a presos políticos da ditadura

Wadih participa de ato de reparação a presos políticos da ditadura


Classificando o evento como “mais um passo rumo ao aperfeiçoamento da democracia brasileira”, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, participou no dia 27 de abril do ato de reparação aos presos políticos detidos e torturados pela ditadura militar no Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu no Arquivo Nacional.

No ato, uma indenização de R$ 20 mil foi entregue, após um processo de análise da Comissão Especial de Reparação do Estado, a 160 anistiados que sofreram danos entre 1º de abril de 1964 e 15 de agosto de 1979, e que ficaram, em algum momento, sob a responsabilidade ou guarda dos órgãos públicos do Rio. Um deles é Colombo Vieira de Souza, que declarou não se sentir homenageado, mas honrado com o ato, por não se considerar uma vítima, e sim um “combatente pela democracia do país”.

Também presente ao ato, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB/ RJ e membro da Comissão de Reparação, Marcelo Chalréo, ressaltou a importância do evento como um registro histórico para as novas gerações: “Além da questão material, que é simbólica, o mais importante é o Estado reconhecer publicamente que essas pessoas foram vitimadas”.

Wadih, que representou a OAB/RJ e entregou carta de reparação a Milton Duarte, compôs a mesa da cerimônia, ao lado do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves; do secretário-executivo de Direitos Humanos da República, André Lázaro; da procuradora-geral do Estado, Lucia Lea Tavares; do subprocurador-geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público do RJ, Leonardo de Souza Chaves; do subsecretário estadual de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Antônio Carlos Biscaia; e o diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva.


Abrir WhatsApp