19/11/2014 - 12:17

Adesão ao Simples é desafio na gestão da advocacia

19/11/2014 - 12:17

Adesão ao Simples é desafio na gestão da advocacia

Os desafios do exercício da advocacia diante de questões como a popularização dos métodos alternativos de solução de conflitos foram tratados pelo secretário-adjunto da OAB/MA, Ulisses César Martins de Souza, no painel Gestão de escritórios de advocacia e empreendedorismo jurídico. Para Ulisses, está demonstrada a “incapacidade de o Estado juiz dar vazão à demanda”. A crise “impõe uma urgente necessidade de mudança na forma de atuar. O advogado ainda será indispensável, mas o litígio não será mais o caminho”, sustentou.

Na esfera tributária, os palestrantes apontaram a inclusão da advocacia no Simples Nacional como a grande novidade. Para o conselheiro federal Erik Limongi Sial, foi um passo determinante e bastante vantajoso no que diz respeito à manutenção dos escritórios. O membro do Instituto de Pesquisas Tributárias PJe e efetivação de direitos Marcos Joaquim Gonçalves Alves fez coro “Hoje, entre 850 mil advogados no país, 5% são formalizados. Entre estes, talvez tenhamos 90% encaixados no modelo de lucro presumido. E é clara a diferença de tributação”, explicou.  Também palestraram o juiz federal William Douglas e a consultora Lara Selem.