19/11/2014 - 12:35

Advogados criticam magistrados por honorários aviltantes

19/11/2014 - 12:35

Advogados criticam magistrados por honorários aviltantes

“Honorários aviltantes são uma afronta à advocacia”. A afirmação foi feita pelo vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, e reiterada pelo tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira, no painel Honorários, uma questão de justiça. A crítica veemente ao aviltamento de honorários, ou pela fixação de percentuais irrisórios pelos magistrados, ou no caso da atuação dos audiencistas ou correspondentes, deu o tom de todas as palestras da mesa.

O tesoureiro da OAB/RJ criticou a postura do Judiciário nacional, “impregnado pela ideia de que os honorários devem ser módicos”. “Como cada colega aqui, sofro a cada vez que vejo esse aviltamento.

Reforço o que disse o Lamachia: honorários aviltantes são uma afronta à advocacia. Eles devem ser compatíveis com a responsabilidade do advogado ao assumir a causa que irá defender. Com a fixação adequada de honorários, os responsáveis pelo aviltamento passarão a ter mais cuidado na utilização de correspondentes ou audiencistas. A possibilidade de o magistrado fixar os honorários leva a uma insegurança incompatível com a atividade da advocacia”, declarou Bandeira.

O painel contou, ainda, com os presidentes do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado, e da OAB/MT, Maurício Aude; do procurador do estado de Goiás e presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, Marcelo Terto e Silva; do procurador nacional de Defesa das Prerrogativas do Conselho Federal, José Luís Wagner; e do ex-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas Antonio Fabrício Gonçalves.