19/11/2014 - 12:51

Cezar Britto frisa importância de fortalecimento institucional da Ordem

19/11/2014 - 12:51

Cezar Britto frisa importância de fortalecimento institucional da Ordem

A importância de a Ordem desenvolver um trabalho voltado para o lado institucional, não somente para o corporativo, foi ressaltada pelo ex-presidente do Conselho Federal Cezar Britto no painel que abordou O sistema OAB. “Alguns dizem que a entidade cuida demais da política, das instituições e menos do que deveria da advocacia. Já outros acreditam que seu papel institucional é o que dá força à democracia”, declarou ele, citando o exemplo do sistema nos Estados Unidos, onde a advocacia é submetida à magistratura: “Isso porque eles só cuidam do lado corporativo. Acho um imenso equívoco pensar que poderíamos fazer o mesmo”.

Britto frisou a dedicação dos componentes da Ordem no Brasil: “Qual empresa ou entidade no mundo tem mais de 8.500 dirigentes lutando por uma classe voluntariamente? Em um país claramente desigual, estamos em todos os cantos lutando pela democracia”.

No painel, foi aprovada a proposta apresentada pelo presidente da OAB/BA, Luiz Viana Queiroz, de realização de um plebiscito  entre os advogados pela votação direta para presidência nacional da OAB.

Compuseram a mesa o coordenador das comissões da OAB/RJ, Fábio Nogueira; o tesoureiro do Conselho Federal, Antonio Oneildo Ferreira; o presidente da OAB/CE, Valdetário Andrade Monteiro; o professor e advogado Arnoldo Wald; o conselheiro da OAB/RR Alexandre César Dantas Socorro; o diretor geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), Henri Clay Santos Andrade;  e o coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Paulo Brincas.