10/11/2014 - 15:53

COMPARTILHE

Juntos, fizemos história

10/11/2014 - 15:53

Juntos, fizemos história

Os mais de 17 mil colegas presentes à 22ª Conferência Nacional dos Advogados representaram um impressionante recorde. E muito nos orgulha que o Rio de Janeiro tenha sediado o maior evento da história da OAB. Mas, para além das questões numéricas, é preciso saudar o altíssimo nível dos debates, que contemplaram todas as vertentes do Direito e permitiram o desenvolvimento de importantes reflexões sobre os temas que ocupam hoje a pauta da sociedade brasileira.

Entre eles, vale destacar, a reforma política. É consenso que existe, atualmente, um fosso entre representados e representantes. A população quer participar mais das decisões sobre os rumos do país, e é fundamental que partidos e instituições trabalhem no sentido de se aproximar dos cidadãos. De nossa parte, temos buscado isso, como ficou patente na recente decisão de tornar direta a votação das listas sêxtuplas para o Quinto Constitucional.

Em um momento de acirramento de ânimos, no qual muitas vezes o debate franco e democrático deu lugar a rispidez e autoritarismo, a 22ª Conferência veio mostrar que é possível, sim, trocar ideias, divergir com atenção e respeito ao contraditório.

A Carta do Rio de Janeiro, documento conclusivo do encontro, evidencia as propostas eleitas pelos colegas de todo o Brasil. Entre elas, a urgência da já referida reforma política, para que a representação popular tenha maior representatividade e o processo eleitoral fique menos exposto às interferências econômicas.

A Carta defende, também, um Judiciário que atenda efetivamente aos anseios dos brasileiros por Justiça, salientando que o processo eletrônico não pode trazer dificuldades nem para os advogados, nem para os cidadãos. E reafirma a intangibilidade das prerrogativas.

O sucesso da conferência passou ainda pela confraternização entre os colegas dos diferentes estados. Temos a certeza de que retornaram para as suas casas felizes com a qualidade das discussões e com a simpatia que a Cidade Maravilhosa lhes ofereceu, honrando a tradição do Rio de Janeiro de receber a todos de braços abertos.

Em nome da OAB/RJ, e dos advogados fluminenses, agradeço. Cada um de nós foi parte relevante da 22ª Conferência. Juntos, fizemos história.

* * *

Na primeira semana de novembro, a Seccional começou a enviar, pelos Correios, os boletos da anuidade de 2015, que podem ser solicitados também por e-mail (na Central de Atendimento) ou impressos em qualquer unidade da Ordem no estado. Para pagamentos feitos até o próximo dia 10 de dezembro, não haverá qualquer reajuste com relação ao valor praticado do ano passado (R$ 795), nem mesmo a correção pelos índices inflacionários. Apesar da majoração em todos os contratos dos serviços oferecidos pela Seccional, como o Recorte digital e o plano odontológico, fizemos um esforço para manter congelada a anuidade por esse período, o que só foi possível pela grande reestruturação que temos empreendido desde o primeiro dia de gestão.

Abrir WhatsApp