19/11/2014 - 12:14

COMPARTILHE

Justiça como sinônimo de cidadania

19/11/2014 - 12:14

Justiça como sinônimo de cidadania

 “Justiça tardia é injustiça. Justiça rápida é cidadania”. Foi citando Ruy Barbosa que o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins ressaltou, no painel Advocacia e o Direito Civil, a necessidade de acelerar a prestação jurisdicional.  “No caso da Justiça Federal, com o projeto Justiça em números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), podemos mapear, com o relatório de 2014, a distribuição de mais de três milhões de processos no ano. Por mais que a produtividade tente dar baixa, vê-se muita dificuldade para reduzir um acervo pendente que só aumenta”, argumentou.

O também ministro do STJ Néfi Cordeiro falou sobre a Lei 12.683, que versa sobre lavagem de dinheiro. Para ele, com a nova redação, aumentou o poder das autoridades para coibir crimes, porém, ao mesmo passo, a liberdade individual ficou mais fragilizada.  “A garantia do sigilo profissional do advogado é ponto central das normas. O cidadão tem que ter segurança nessa relação”, acrescentou. 

Também participaram da mesa o ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira, o desembargador aposentado Sylvio Capanema, o advogado e professor da Faculdade de Direito do Paraná Luiz Edson Fachin e o professor de Direito Civil da PUC/SP Carlos Alberto Ferriani.
 

Abrir WhatsApp