19/11/2014 - 13:16

COMPARTILHE

Rio sediará encontro jurídico promovido por Ordem de Paris

19/11/2014 - 13:16

Rio sediará encontro jurídico promovido por Ordem de Paris

De 9 a 11 de novembro, acontecerá no Rio de Janeiro o Campus Internacional, evento jurídico promovido pela Ordem dos Advogados de Paris. Com apoio do Conselho Federal da OAB e da Seccional do Rio, a terceira edição do encontro, nomeada Campus Brasil, é a primeira a acontecer na América Latina e vai promover discussões sobre temas como o cenário político nacional, o sistema jurídico e o exercício da advocacia. 

O vice-presidente da entidade francesa, Laurent Martinet, cita como outro assunto de destaque o que classifica como “processo de judicialização” da sociedade brasileira. “O Brasil tem forte tradição legalista e passa hoje por um processo de judicialização de sua democracia. O país caminha no sentido de se tornar uma sociedade baseada no Direito e isto é fonte de admiração em todo o mundo. Na França, acontece fenômeno similar, talvez ainda em menor escala, mas igualmente importante e intenso”, diz ele. De acordo com Martinet, a escolha da sede se deve à importância do país no contexto mundial e aos interesses comuns à França em relação ao sistema jurídico. “Vejo como um encontro de interesses a troca entre o Direito francês e o brasileiro”, observa. 

O presidente da Comissão de Relações Internacionais da Seccional, Rodrigo Loureiro, acredita que a participação no Campus Brasil possa beneficiar diretamente os colegas nas atividades profissionais. “O exercício da profissão estará sempre em evolução, pois reflete as mudanças pelas quais passa o mundo. A advocacia se mostrou necessária e indispensável na vida em sociedade e na defesa dos direitos, liberdades e garantias das pessoas. Isso tudo tende a se acentuar na medida em que as relações internacionais se aprofundarem”, avalia. Martinet segue a mesma linha: “Os advogados brasileiros que participarem do encontro terão a chance de aprimorar seus conhecimentos, não só os jurídicos, mas, sobretudo a respeito do trato internacional”.
 
Loureiro afirma, ainda, que o modelo de atuação da OAB pode inspirar entidades internacionais. “A Ordem sempre esteve presente em todos os momentos da vida política da nação. E hoje talvez seja uma das entidades que desfrutam da maior confiança da sociedade civil. Daí a importância de se promover eventos que venham a difundir os nossos ideais lá fora e assimilar outros conhecimentos, abrindo novos mercados e proporcionando maior integração do advogado internacional brasileiro no mercado mundial”, declara. 
Segundo ele, a atuação da comissão no Campus Brasil inspirou a criação de um encontro semelhante na Seccional. “Levei a proposta ao presidente Felipe Santa Cruz e começaremos a estruturar o projeto a partir do ano que vem”. 

Entre os participantes nas mesas e palestras do Campus Brasil estarão, além de Martinet, de Felipe e de Loureiro, o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado; o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes; o conselheiro federal da OAB Carlos Roberto Siqueira Castro; o procurador-geral da OAB/RJ, Luiz Gustavo Bichara; e a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Ordem fluminense, Fernanda Tórtima.  

 As inscrições estão abertas e podem ser feitas no portal www.oabrj.org.br. Na página, também está disponível a programação completa do evento.
 

Abrir WhatsApp