06/08/2013 - 17:36

COMPARTILHE

Livros do mês

06/08/2013 - 17:36

Livros do mês

Manual de português jurídico
O guia reúne as principais dúvidas de acadêmicos, concursandos e profissionais do Direito sobre a norma culta da língua portuguesa. De forma leve e didática, Eduardo Sabbag aborda a redação forense e a gramática, apresentando os fundamentos da construção do texto jurídico. O livro é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Tributos
A obra de Ricardo Lodi Ribeiro apresenta um estudo sobre o tributo, seus elementos constitutivos e os traços característicos de cada uma das espécies tributárias. O livro também examina os impostos e as contribuições sociais da seguridade social no sistema tributário nacional, relacionando seus aspectos específicos aos institutos previstos na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional (CTN). Da editora Impetus. Mais informações no site 
www.impetus.com.br.
 
Ações repetitivas
O autor estuda as ações repetitivas e a tutela dos direitos individuais homogêneos, de forma atenta à realidade crescente de demandas repetitivas propostas. Roberto de Aragão Ribeiro Rodrigues analisa também os princípios constitucionais da isonomia e da segurança jurídica, o movimento mundial de aproximação entre os sistemas de civil law e common law, e a crescente tendência uniformizadora da jurisprudência brasileira. O livro é da editora Juruá. Mais informações e vendas pelo telefone (41) 3352-1200 ou no site www.jurua.com.br.
 
Direitos Humanos
O objetivo da obra coordenada por Daniela Bucci, José Blanes Sala e José Ribeiro de Campos é apresentar as diferentes perspectivas sobre a implantação e efetivação dos direitos humanos e oferecer um estudo multidisciplinar, com visões de estudiosos e especialistas em áreas como ciências sociais, ciências políticas, pedagogia e antropologia. O livro é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Água e instrumentos de efetividade
Definindo a água como um direito fundamental de todos os seres vivos, o livro de Ana Alice de Carli apresenta possibilidades de se administrar o uso racional por meio da educação, da adoção de tecnologias como o reuso e da aplicação de instrumentos tributários. A editora é a Millennium. Mais informações pelo telefone (19) 3229-5588 ou no site www.millenniumeditora.com.br.
 
Como iniciar na advocacia
O livro apresenta orientações para bacharéis em Direito ou advogados em início de carreira sobre o emprego inicial, o primeiro escritório, a conquista e manutenção de clientes e a conduta ética de atuação profissional. Traz ainda modelos de peças e formulários, com o objetivo de facilitar o entendimento dos processos judiciais e de auxiliar na formação prática dos novos profissionais. Da editora Edipro. Mais informações no site www.edipro.com.br.
 
Direito da União Europeia 
O livro de Diego Pereira Machado traz um estudo sobre o Direito de Integração e o Direito Comunitário (ou da União), discorrendo sobre o Mercosul, mas dando ênfase à União Europeia, que é examinada em detalhes. Os acontecimentos recentes, como a crise na zona do Euro, não escapam à abordagem do autor. A obra é da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Justiça do Trabalho 
Lançada em comemoração aos 50 anos da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), a obra reúne estudos sobre a história da Justiça do Trabalho, os principais percalços enfrentados ao longo dos anos, os avanços alcançados, a luta de advogados trabalhistas e as perspectivas para o futuro. O livro, coordenado por Benizete Ramos de Medeiros, é da editora LTr. Mais informações no site www.ltreditora.com.br.

Ebooks
 
CLT-LTr 2013
De autoria de Armando Casimiro Costa, Melchíades Rodrigues Martins e Sonia Regina Claro, a obra traz o texto da Consolidação das Leis do Trabalho atualizado com as últimas orientações jurisprudenciais e a legislação complementar sobre tópicos como adicionais de insalubridade e periculosidade, admissão e dispensa de empregados, contrato de trabalho, direito de greve, empregado doméstico, estagiários, Ministério Público do Trabalho, entre outros. O ebook é da editora LTr. Mais informações e venda pelo QR Code.
 
Link para a compra: http://goo.gl/KZn1ER
 
A paixão no banco dos réus
Publicado pela editora Saraiva, o livro narra crimes passionais que repercutiram fortemente no país. Entre eles, os assassinatos do escritor Euclides da Cunha, da atriz Daniella Perez, da jornalista Sandra Gomide, da estudante Eloá Cristina Pimentel e da advogada Mércia Nakashima. Na obra, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Luiza Nagib Eluf expõe as soluções dadas pelo Judiciário e analisa as causas e circunstâncias dos homicídios. Mais informações e vendas pelo QR Code.
 
Link para a compra:  http://goo.gl/bFq3B

Livro de cabeceira
Leonardo Murta Ribeiro*
 
Os litigantes
 
Meu atual livro de cabeceira é o novo de John Grisham, Os litigantes. Acompanho a obra deste autor desde o lançamento do bestseller A firma (que virou filme na década de 1990). Como a leitura é um hábito que sempre cultivei, após conferir tal livro acabei me interessando por outros de Grisham, que, através da ficção, retrata como poucos o mundo da advocacia. Os litigantes conta a história de uma banca “boutique”, Finley e Figg, que tem apenas dois sócios. Apesar do termo “boutique” remeter à ideia de chique, seletivo e próspero, no livro a firma pouco fatura, seus advogados costumam estar no vermelho e para conseguir mantê-la fazem qualquer negócio. E foi assim que este escritório decadente conseguiu sobreviver por mais de 20 anos. Porém, uma mudança de rumo acontece quando um novo sócio entra. Um jovem e bem sucedido advogado, que, frustrado com seu trabalho anterior numa firma renomada, resolve largar o emprego e, após tomar um porre, vai parar na Finley e Figg. Ali tem início uma nova vida para todos. Assim como em outros livros do autor, a trama de Os litigantes tem uma narrativa cheia de suspense, com cenas de tribunal, estratégias e um toque inusitado de humor, prendendo nossa atenção da primeira à última página. Para aqueles que gostarem dessa leitura e quiserem conhecer um pouco mais das obras de John Grisham, sugiro também a leitura de O sócio e O testamento.
 
*Advogado

Abrir WhatsApp