19/08/2013 - 10:24

Qual a prerrogativa mais desrespeitada na Justiça Federal?

19/08/2013 - 10:24

Qual a prerrogativa mais desrespeitada na Justiça Federal?

Fechando a série sobre a violação das prerrogativas profissionais nos principais fóruns do Rio de Janeiro, a reportagem da Tribuna do Advogado esteve no início de julho no prédio da Justiça Federal, na Avenida Rio Branco, para fazer essa pergunta aos advogados e estagiários que lá militam.

A prerrogativa mais violada na Justiça Federal é a que pressupõe que não deve haver hierarquia entre magistrados e advogados. Isso muito raramente é respeitado pelos juízes, tanto na Justiça Federal quanto na Estadual. Eles não recebem os advogados, o escrivão barra nosso acesso ao gabinete e, quando conseguimos acessar, os próprios secretários do magistrado impedem que falemos com ele. Além de violar o Estatuto da Advocacia, isso contribui para o atraso no andamento do processo.
Bernardo de Siqueira Campos, advogado,
31 anos

Apesar de os processos serem públicos, aqui eles não permitem o acesso aos autos se seu nome não estiver neles. Isso já é um problema recorrente. Ando, inclusive, com o substabelecimento porque já sei que se meu nome não estiver nos autos não terei acesso para tirar fotocópias a não ser que eu o junte na hora.
Tulasi Nascimento, estagiária, 27 anos

Não percebo nenhum desrespeito a nós, advogados, pelos juízes e serventuários, que são solícitos, mas um problema que fere a celeridade processual e prejudica a advocacia é a procrastinação que vemos aqui na Justiça Federal por conta da grande quantidade de recursos. Os processos se arrastam por muitos anos, os despachos às vezes demoram meses para sair.
Mirian da Rocha, advogada, 50 anos

O não cumprimento da celeridade nos processos e a dificuldade para falar com juízes. Eu, que sou estagiário, percebo que há uma diferença de tratamento: quando vamos pegar um processo sem estar com a procuração ou até mesmo quando estamos com substabelecimento pra juntar, eles burocratizam e dificultam muito o trabalho.
Thiago Vinícius Monteiro, estagiário, 27 anos

É a demora para a digitalização das petições, que atrasa muito o processo. Trazemos as petições físicas e elas levam muito tempo para aparecer para visualização no site. Isso atrasa todo o andamento e dificulta o trabalho dos advogados, contribuindo para o problema da morosidade processual.
Beatriz Alves da Silva, estagiária, 26 anos

A prerrogativa mais violada é o tempo que temos que ficar aguardando o atendimento. Isso atrapalha bastante nosso serviço e nossa produtividade. As catracas eletrônicas aqui do Fórum são outro problema: atrapalham muito, porque perdemos muito tempo com a checagem dos nossos pertences. No Tribunal de Justiça, por exemplo, não há isso.
Rudson Anastácio, advogado, 26 anos

Nosso maior problema é a demora na juntada das petições nas decisões, que quebra o ideal da celeridade processual. É o maior desrespeito que encontramos no âmbito do andamento do processo, e prejudica tanto o trabalho do advogado, quanto os interesses das partes.
Ricardo Bento Braga, advogado, 56 anos