03/08/2018 - 21:02

Ministros de Estado, do Supremo e do STJ têm presença confirmada na Conferência Nacional, em Curitiba

03/08/2018 - 21:02

Evento acontecerá entre 20 e 24 de novembro, em Curitiba (PR)

Três ministros do governo Dilma Rousseff já confirmaram presença na XXI Conferência Nacional dos Advogados, que reunirá profissionais da advocacia, juristas, professores e estudantes de Direito entre os dias 20 e 24 de novembro, em Curitiba (PR), para discutir os desafios promovidos pelas transformações em curso no país. José Eduardo Cardozo, da Justiça; Fernando Haddad, da Educação; e Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, estarão no evento promovido pelo Conselho Federal, que versará, nesta edição, sobre o tema Defesa das liberdades, da democracia e do meio ambiente.

Além deles, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia Antunes Rocha, José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux também vão proferir palestras na Conferência. Representando o Superior Tribunal de Justiça (STJ), estarão presentes os ministros César Asfor Rocha e João Otávio Noronha.

Vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi também participará do congresso, assim como o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler; e o advogado-geral da União (AGU), Luis Inácio Adams. Da classe política, a reunião terá as presenças do senador Demóstenes Torres (DEM/ GO) e dos deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB/SP) e Miro Teixeira (PDT/RJ).

“Reuniremos 120 palestrantes, de todo o país e do exterior, para debater temas candentes para o Brasil e o mundo. E essas contribuições certamente serão enriquecidas com a participação dos advogados”, afirma o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante.

O evento será realizado no Centro de Convenções Expo Unimed Curitiba e incluirá uma série de atrações culturais. Entre elas, bate-papos com os escritores Laurentino Gomes, autor do best seller 1822, e Fernando Morais, que tem, entre suas obras, títulos como Olga, A Ilha e Chatô – o Rei do Brasil.

Ophir ressalta a importância das discussões que serão levadas pelos participantes para a atual conjuntura do país: “Esse é o momento em que a democracia brasileira estará contribuindo decisivamente para a sociedade e, também, para o seu fortalecimento. Tenho certeza de que depois dessa conferência de Curitiba sairemos mais fortes e unidos, em termos de ideais e propósitos, sobretudo na defesa de um ideal maior, que é a advocacia”.

A taxa de inscrição para advogados e outros profissionais é de R$ 350. Já para os estudantes, o valor cai para R$ 150. Mais informações no site http://conferencia.oab.org.br.