03/08/2018 - 21:02

COMPARTILHE

Novo Direito em debate estreia na TV

03/08/2018 - 21:02

Novo Direito em debate estreia na TV

Programa da OAB/RJ será exibido às terças-feiras, pela Rede Vida

Estreia no dia 4 de outubro, às 21h, em transmissão nacional pela televisão, o novo D ireito em debate da OAB/RJ. A cada terça-feira, na Rede Vida, especialistas de diversas áreas e nomes de relevo da advocacia e do Judiciário discutirão assuntos de interesse da sociedade. Combate ao crime organizado é o tema de abertura, com o cientista político Antonio Carlos Peixoto, da Uerj, tendo como participantes o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), que presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa, e o presidente da Seccional, Wadih Damous.

“Depois de dois anos, em que mantivemos os advogados bem informados com a TV OAB na internet, estamos de volta à televisão aberta com o Direito em debate. O novo formato e o conteúdo menos técnico, com foco nos grandes temas nacionais e do Rio, vão despertar ainda mais a atenção dos colegas e do público em geral. O esforço para reaver esse espaço mais amplo de discussão democrática vai valer a pena”, afirmou Wadih durante gravação do quadro Fala presidente, no qual comenta o assunto do dia ou aborda questões institucionais. Mais enxuto e dinâmico, com duração de 25 minutos, o programa, exibido por dez anos, até 2008, pela TV Brasil, volta com a participação dos telespectadores, que poderão mandar perguntas, críticas e sugestões. As reprises estarão disponíveis no portal www.oabrj.org.br.

Para a mesa sobre Combate à corrupção, tema do segundo programa, foram chamados os deputados federais Chico Alencar (Psol/RJ) e Stepan Nercessian (PPS/RJ). Reforma política será o assunto do terceiro. As polêmicas sobre financiamento público de campanha, voto em lista e fidelidade partidária terão como debatedores o conselheiro federal da OAB Carlos Roberto Siqueira Castro, o deputado federal Miro Teixeira (PDT/RJ) e o sociólogo Léo Lince.

O uso de algemas e a exposição pública de presos em operações policiais, assunto que sempre divide opiniões entre integrantes do Judiciário e a sociedade, terá como convidados para o quarto programa o ex-presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/RJ José Carlos Tórtima e o delegado Vinícius George de Oliveira, da Polícia Civil.

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, é presença confirmada para falar sobre A importância e as limitações das UPPs com o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz. “A experiência exitosa das Unidades de Polícia Pacificadora, mas sua necessária articulação com políticas sociais e de oportunidades de emprego, principalmente para os jovens, é assunto da maior importância para o combate ao tráfico no Rio”, disse Felipe, saudando a ampliação do debate pela televisão: “Retomamos um espaço importantíssimo para a advocacia e para a população”.

Em novembro, A Comissão da Verdade e a abertura dos arquivos da ditadura militar serão o foco do programa para o qual foram convidados o senador Lindbergh Farias (PT/ RJ) e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Margarida Pressburger.Entre outros temas em pauta nos próximos programas estão As medidas provisórias, debatidas pelo procurador-geral da Seccional, Ronaldo Cramer e pelo deputado federal Otávio Leite (PSDB/RJ).

A direção geral do Direito em debate é de Márcia Jakubiak, a produção executiva, de Vivian Lynch e a apresentação, de José Fernandes Júnior.


Abrir WhatsApp