03/08/2018 - 21:02

OAB/RJ renova frota de micro-ônibus

03/08/2018 - 21:02

OAB/RJ renova frota de micro-ônibus

Transporte gratuito dos advogados passa a ser feito em veículos mais modernos na capital e em mais três subseções

Seguindo a diretriz de fazer retornar, sob a forma de serviços, a anuidade paga pelos advogados, o transporte gratuito que a OAB/RJ oferece recebeu um forte investimento em setembro. Na capital, onde o serviço atende cerca de 600 colegas por dia, a frota foi renovada e, desde o dia 12, é composta por três novos ônibus maiores e mais confortáveis do que os anteriores.

Viabilizados por um contrato entre a Seccional e a Normandy/Útil, oficialmente firmado pelos presidentes da OAB/RJ, Wadih Damous; e da Caarj, Felipe Santa Cruz; e o diretor da empresa, Eduardo Meggiolaro de Castro, em reunião realizada em 3 de setembro, os novos veículos são refrigerados, contam com 39 lugares e em breve serão equipados com aparelhos de TV com programação especial preparada pela Ordem. “Os colegas que utilizam o transporte da OAB/RJ terão agora mais conforto e qualidade de serviço”, afirmou Wadih na assinatura do contrato.

A primeira impressão dos colegas confirma a previsão. “O serviço está maravilhoso. Agora não há filas, porque a frota suporta a demanda”, destaca o advogado Fredemar Coelho Muniz. Já a estagiária Nicéia Santos Afonso, que utiliza o serviço regularmente, elogia o conforto dos novos ônibus: “Além de circular mais, tornando a espera menor, a acomodação desse veículo é muito boa. O antigo ficava lotado e não suportava o calor”.

O trajeto não foi alterado: os ônibus circulam entre a Seccional e as sedes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), das 7h30 às 17h15, e entre a Seccional e a Justiça Federal , das 11h às 17h. Porém, por determinação da Prefeitura, agora funcionam com pontos fixos para o embarque e desembarque dos passageiros. Para viajar, é obrigatória a apresentação do cartão profissional.

Serviço é estendido a subseções

Já a comarca de Niterói, que contava com uma van em más condições, recebeu, no dia 13, um micro-ônibus da OAB/RJ. Antes de ser doado, o veículo, com capacidade para 28 pessoas, foi utilizado pela Seccional por 20 dias, em caráter de teste. Agora, já circula diariamente até o Fórum de Pendotiba, saindo da sede às 9h30 e retornando às 18h30.

Na cerimônia de inauguração, o presidente da OAB/Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, explicou que, por ser novo, o micro-ônibus atende melhor a necessidade dos advogados da cidade: “O trajeto até o fórum é longo, com subidas. Isso exigia muito da nossa van, que já estava desgastada”. Ao entregar oficialmente o veículo à subseção, Felipe Santa Cruz disse que, além de facilitar a locomoção dos colegas, o novo ônibus poderá contribuir para uma melhora no trânsito da cidade. “Com um transporte gratuito eficiente, menos advogados optarão pelo uso do carro”.

Além de Macaé, que recebeu uma van com 15 lugares para transitar entre a sede da subseção e os fóruns da cidade, a comarca de São João de Meriti conta, desde 30 de agosto, com transporte que atende também os advogados de localidades próximas, como Pavuna e Vilar dos Teles, onde a sede da subseção e as justiças Estadual, do Trabalho e Federal do município estão instaladas. A van circula diariamente, das 9h às 18h, com uma novidade: para facilitar ainda mais a locomoção dos colegas da região, além dos fóruns, a estação de metrô da Pavuna também é ponto de parada.

Segundo a presidente da OAB/São João de Meriti, Júlia Vera dos Santos, a ideia surgiu porque muitos advogados que militam na região residem na Pavuna e têm dificuldade para chegar a Vilar dos Teles. A iniciativa logo ganhou apoio da OAB/Pavuna. “Promovemos uma união que deu certo. Com essa van, os advogados de nossa subseção também estão sendo amplamente beneficiados”, declara o presidente da 60ª Subseção, Antonio Carlos Rocha Faria.