03/08/2018 - 21:03

Em palestras e oficinas, XI Conferência refletirá sobre temas jurídicos e de interesse da sociedade

03/08/2018 - 21:03

“Um debate de qualidade sobre temas jurídicos e de interesse da sociedade brasileira”. Esta é a expectativa do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, para a XI Conferência Estadual dos advogados, que acontece nos próximos dias 20 e 21 nas sedes da Seccional e da Caarj. Palestras e oficinas com foco nas Perspectivas para o Rio de Janeiro no século XXI, sob os temas Direito, cidadania e desenvolvimento, reunirão conferencistas de renome na advocacia, na política e na intelectualidade.

“Ampliar e aprofundar com qualidade a discussão e a compreensão desses temas é nosso objetivo maior”, diz Wadih, que abrirá o evento, na noite do dia 20, ao lado do presidente da OAB, Ophir Cavalcante, e do governador Sérgio Cabral. O encontro antecede a XXI Conferência Nacional dos Advogados, em novembro.

A programação completa para a Conferência Estadual está disponível no site http://conferencia.oabrj.org.br, com atualizações on line e eventuais alterações. Haverá transmissão ao vivo das palestras mais importantes. Oficinas organizadas pelas comissões da Seccional acontecerão simultaneamente aos painéis (confira a programação das oficinas também no site). As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Serão concedidas 14 horas de estágio. Para receber o certificado de participação, há uma taxa de R$ 15.

Na área do Direito, destacam-se os painéis sobre os novos códigos de Processo Civil e de Processo Penal e o Conselho Nacional de Justiça. Para o primeiro, estão confirmados o consultor-geral do Senado, Bruno Dantas, integrante da comissão encarregada da elaboração do anteprojeto e conselheiro do CNJ; o advogado Sérgio Bermudes, professor de Direito Processual; e o procurador-geral da OAB/RJ, Ronaldo Cramer.

O segundo painel contará com o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso; e os professores Paulo Freitas Ribeiro e Pierpaolo Cruz Bottini.  A terceira mesa, CNJ, terá a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e os representantes da Ordem Jorge Hélio e Jefferson Kravchychyn. O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello falará sobre Processo eletrônico, em painel com o desembargador Luciano Rinaldi e o conselheiro federal da OAB Guilherme Zagallo.

Cidadania, o segundo tema da Conferência, trará como um dos destaques o painel Memória e verdade, com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário; o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, e o diretor de Relações Internacionais da OAB, Cezar Britto.  As Unidades de Polícia Pacificadora serão o foco do debate que reunirá o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Freixo; e o professor José Carlos Tórtima.

Na mesma área, o painel Lei de Responsabilidade Social contará com os conselheiros federais Carlos Roberto Siqueira Castro e Cláudio Pereira de Souza Neto, além do senador Lindbergh Farias (PT). Os Juizados especiais cíveis também estarão em pauta, com o vice-presidente da Seccional, Sérgio Fisher, o juiz Paulo Roberto Sampaio Jangutta e o advogado Rodrigo Ayres Martins de Oliveira. O terceiro tema, Desenvolvimento, será objeto de painel Direito Ambiental, com o secretário estadual do Meio Ambiente Carlos Minc; o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, e o presidente da Comissão de Direito Ambiental da Seccional, Flávio Ahmed.

Os Jogos Olímpicos e uma nova proposta para a ocupação do espaço fluminense serão o foco do debate em outro painel, com a participação do advogado Ronaldo Coutinho e do vereador e conselheiro Roberto Monteiro. Ainda em Desenvolvimento, os Impactos do pré-sal na economia fluminense serão discutidos pelo tesoureiro da OAB/RJ, Marcello Oliveira, e pelo diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.  Honorários de sucumbência serão o assunto da mesa com a ministra do TST Delaíde Miranda Arantes e o advogado Calheiros Bomfim.

A Conferência é patrocinada pela Petrobras e pela Qualicorp.

19h - Abertura
Ophir Cavalcante (presidente do Conselho Federal da OAB), Wadih Damous (presidente da OAB/RJ), Sérgio Cabral (governador do Rio de Janeiro)
Auditório Direito (OAB - 9º andar)

Auditório Direito