03/08/2018 - 21:03

COMPARTILHE

Qual é o maior problema dos JECs de Alcântara?

03/08/2018 - 21:03

Qual é o maior problema dos JECs de Alcântara?

Os advogados e estagiários entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO foram unânimes ao identificar o II Juizado Especial Cível como o mais problemático de Alcântara, bairro de São Gonçalo. Além da morosidade da serventia, sua localização e a postura dos juízes no que diz respeito ao valor das sentenças também receberam críticas dos colegas que responderam:
 
Localização
É a primeira vez que venho aqui, mas já percebi um problema na localização. Para achar o prédio, vinda do Rio, levei quatro horas. Não há placa indicando, não é perto do Centro e ninguém sabe nos orientar. Se viesse de transporte público, provavelmente não teria achado.
Mariana Santos de Souza, advogada, 23 anos

Morosidade
O maior problema é a morosidade no processamento, que retarda o andamento dos processos. Para conseguir o despacho de uma petição, leva-se em torno de quatro meses. O I JEC é um pouco mais célere, mas o II está impraticável. Há petições que foram protocolizadas em fevereiro e ainda não foram despachadas.
André Luiz Cordeiro, advogado, 42 anos

Juízes
As sentenças demoram muito no II Juizado e as petições não são juntadas em tempo hábil. Além disso, tenho queixas a respeito dos juízes leigos, que forçam acordos baixos nas audiências. O papel do juiz é dar a sentença, não forçar acordos.
Marilza de Azevedo Ferreira, advogada, 55 anos
Acúmulo
Não tenho o que reclamar do I JEC, mas o II JEC teve acúmulo de processos pelo grande número de funcionários de licença. Com isso, muitas audiências estão sendo marcadas somente para o ano que vem. Os funcionários têm boa vontade, mas o contingente não é suficiente. O ideal seria abrir concurso para aumentar o numero de serventuários.
Alessandra de Souza Netto, advogada, 40 anos

Sentenças I
Tenho evitado entrar com ações em JECs, principalmente no de Alcântara. Não sei se é determinação do tribunal, mas as sentenças proferidas aqui fogem do padrão dos juizados. Os valores são mais baixos do que a média do resto do estado.
Ubaldo Antônio de Souza, advogado, 46 anos

Sentenças II
Há, como nos outros juizados do estado, demora para publicação e para saírem os mandados de pagamento e para a juntada de petições. Mas o principal problema são as baixas sentenças. Esses JECs são diferentes dos juizados da Zona Sul, por exemplo. Aqui, as sentenças ficam numa média muito abaixo das demais.
Igor Tavares Machado, estagiário, 22 anos

Estrutura
O maior problema é estrutural. A máquina de auto-atendimento do andar superior não funciona, o que nos obriga a subir e descer escadas o tempo todo. E a sala dos advogados, além de ter poucas cadeiras, não conta com pregão, então lá dentro não ouvimos o chamado para as audiências.
Michele Gomes Freijanes, advogada, 32 anos
 
Atendimento
O atendimento no II JEC é problemático. Está sempre muito cheio. Isso seria resolvido rapidamente se colocassem mais pessoas para atender. O andamento em si nem é tão moroso quanto em outras comarcas, mas também não é dos melhores.
Talita Gomes de Almeida, estagiária, 22 anos

Atrasos
O atraso nos juizados aqui de Alcântara é de cerca de duas horas normalmente. Hoje, com a presença de um juiz de Niterói, não estamos tendo esse atraso, mas ele é recorrente. O andamento de processos é outra questão deficiente. O I JEC é mais célere, mas no II JEC as ações realmente demoram muito.
Jaqueline de Abreu Pereira, advogada, 40 anos
 

Abrir WhatsApp