03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Cartas do mês

03/08/2018 - 21:04

Cartas do mês

  •  Diretas Já
 “Parabenizo o deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ) pela iniciativa do Projeto de Lei nº 2.916/11, que modifica a Lei nº 8.906/94, estabelecendo as eleições diretas para o Conselho Federal da OAB. A OAB, que no passado sempre esteve à frente da luta pela restituição do Estado Democrático de Direito, em defesa da cidadania e pelas Diretas Já, hoje tem uma dívida histórica com os advogados de todo o país. Eleições diretas para o Conselho Federal”.
Sergio Roque dos Santos Filho (OAB/RJ 105.241)
 
  •  Juizados
“Venho defender o presidente da OAB/RJ no que concerne ao desagravo perpetrado pela Amaerj quanto às críticas dos advogados em relação ao funcionamento dos juizados especiais. Quer sejam estaduais ou federais, a situação é crítica, a morosidade é extravagante, o atendimento, apesar das filas, pode até ser regular, mas poderia ser melhor. Inexiste interesse dos magistrados em saber o que se passa nas serventias judiciais. Existem raríssimas exceções, as quais deveriam ser imitadas pelos atuais inconformados. Há juízos que funcionam de forma eficaz, e às corregedorias cabe essa fiscalização. Quem sofre com essas dificuldades é a população que busca reparo jurisdicional rápido, mas assiste à tramitação de seus feitos andarem a passos de cágado”.
Sebastião Paschoal (OAB/RJ 123.476)

“Fiquei muito satisfeita de ver veiculada a minha indagação a respeito do episódio ocorrido no IV JEC (propaganda da NET dentro da serventia). Até porque, penso ser de interesse dos colegas de classe e dos cidadãos que recorrem aos juizados especiais para solucionarem suas lides. Folgo em saber que a Procuradoria da OAB/RJ já está tomando as medidas necessárias, e espero que o resultado dessa providência também seja noticiado pela TRIBUNA DO ADVOGADO, para conhecimento de todos. Um excelente trabalho da equipe da TRIBUNA, publicação que aprecio demais”.
Michele Avelino (OAB/RJ 142.251)

“Não concordo com mutirão nos juizados especiais cíveis, pois não adianta atacar o efeito mas não resolver a causa. A demora da prestação jurisdicional é decorrente de não se resolverem os problemas de gestão. Sendo assim, entendo que o tribunal visa apenas às estatísticas, mas não se preocupa com a qualidade de seus julgados, ou até mesmo dos procedimentos adotados de seus cartórios, buscando apenas conciliar a qualquer custo, sem o mínimo de critério para uma prestação jurisdicional eficiente e equitativa”.
João Fabiano Terra Vellozo (OAB/RJ 154.230)
  •  Gestão
“Gostaria de agradecer pelo excelente trabalho que o presidente Wadih Damous vem realizando à frente da OAB/RJ. Espero que outros profissionais tenham a humildade de reconhecer que essa administração realmente luta por nossa causa. Muito obrigado”.
André Mendes de Souza (OAB/RJ 89.218)
  •  Banco de Oportunidades
“Muito importante a criação do Banco de Oportunidades e muito gratificante saber que Ellen Gracie receberá sua carteira e advogará. O triste é saber que o banco de empregos é voltado para o advogado jovem, quando deveria ser para todo e qualquer advogado que quer crescer, diversificar, se qualificar, procurando novas oportunidades. O sol nasceu para todos! Todos merecem desfrutar desse banco de empregos; afinal, todos pagam a sua anuidade de forma igualitária, não é mesmo? Que tal falar sobre isso no próximo boletim digital?”
Mirian Miguel Ferreira (OAB/RJ 106.550)

N. da R: A diretoria da OAB/RJ esclarece que o Banco de Oportunidades é aberto a todos os advogados, não havendo qualquer condição sobre faixas etárias (ver matéria na página 7).
  •  Projeto Aprender
“Gostaria de agradecer à Caarj pelo Projeto Aprender. Me foi muito útil a quantia que recebi para pagar parte do material escolar de meu filho. Não muito, sabemos, mas de grande valia. Espero que os projetos continuem e/ou sejam ampliados. A anuidade que pagamos está sendo revertida para os advogados (...)”.
Wagner de Araújo Machado (OAB/RJ 105.545)
  • Caarj
“Inicialmente, parabenizo a atual gestão da OAB/RJ pelas conquistas sucessivas nestes dois mandatos e pela transparência nas contas da Caarj. Gostaria de sugerir convênios com planos de saúde mais acessíveis à maioria dos advogados, bem como de obter notícias sobre a construção do hospital dos advogados. Saber se o projeto será retomado agora que a Caarj saiu da crise financeira gerada pela má administração das gestões anteriores”.
Edson Farias da Silva Junior (OAB/RJ 137.413)

N. da R: O presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, responde: “Não temos mais interesse em gerenciar atividades estranhas aos serviços de assistência social, que foram a essência da criação da Caixa. O antigo modelo de gestão na área de saúde gerou graves prejuízos para a Caarj, que até hoje lutamos para sanar. O objetivo, portanto, é a universalização dos serviços a partir de convênios”.

Abrir WhatsApp