03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Livros do Mês

03/08/2018 - 21:04

Livros do Mês

Jovens advogados

Com apresentação do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau e prefácio do ex-presidente do Conselho Federal Cezar Britto, a obra reúne conselhos práticos e precisos dirigidos às sucessivas gerações de advogados a respeito do comportamento profissional, além de observações fundamentais de ordem ética e moral. As orientações são dadas por Benedito Calheiros Bomfim, que já soma mais de 65 anos de profissão. O livro é da editora Impetus. Mais informações pelo telefone (21) 2621-7007 ou no site www.impetus.com.br
 
Princípio da Solidariedade

Fruto de uma dissertação de mestrado, o livro de Ednéia de Oliveira Matos Tancredo analisa o princípio da solidariedade e sua manifestação jurídico-constitucional, estudando a ideia como um mecanismo de defesa da humanidade contra os efeitos da globalização. Com isso, a autora questiona como o Estado irá elaborar sua participação na construção de uma nova solidariedade social. A obra é da Editora e Livraria Academia Olímpia. Mais informações no site www.academiaolimpiaed.com.br.
 
Desafios da Constituição

Organizado por Flávia Martins e José Ribas Vieira, a obra reúne trabalhos de diversos autores sobre temas concernentes ao papel do Supremo Tribunal Federal, à democracia e ao Estado no Século 21, como a fundamentação e previsibilidade do órgão; a audiência pública jurisdicional; a atuação do STF como garantidor do princípio democrático e comparações entre as teorias constitucionais contemporâneas brasileira e norte-americana. O livro foi publicado com o apoio da Faperj. Mais informações no site www.faperj.br.
 
Direito Administrativo

Em tempo de transformações normativas, empíricas e doutrinárias no Direito Administrativo, Alexandre Santos de Aragão expõe, no livro, desde as bases mais clássicas do ramo aos novos paradigmas que já começam a se consolidar, buscando sempre integrá-los e proporcionando uma abordagem completa da disciplina. A obra, da editora Forense, apresenta capítulos sobre a defesa da concorrência, conforme a nova lei do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e as agências reguladoras. Mais informações no site www.editoraforense.com.br
 
Processo Civil brasileiro

Dividida em dois volumes, vendidos separadamente, a obra examina de maneira clara os principais textos normativos criados nos recentes movimentos de reforma da área processual civil brasileira. Os coordenadores da publicação, Maurício Giannico e Vitor José de Mello Monteiro, promovem uma reflexão sobre as relações jurídicas decorrentes dessas inovações, ressaltando tanto as características teóricas e práticas das novas leis, quanto a maneira como dialogam e interagem com o instrumental processual civil já existente. Os livros são da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Código Penal

Com conteúdo atualizado e linguagem didática, voltada a profissionais, acadêmicos e concursandos, o livro traz detalhada análise de todos os artigos do Código Penal, com a indicação das diferentes correntes doutrinárias e julgadas dos principais tribunais do país. Os autores, Fernando Capez e Stela Prado, abordam também a legislação internacional, favorecendo uma visão mais ampla e dinâmica da disciplina. A obra é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Livro de cabeceira
 
Marco Antônio Rodrigues Barbosa*

Indico O tempo entre costuras (Editora Planeta), de Maria Dueñas, escritora espanhola nascida em 1964. Ela conta a história de Sira Quiroga, jovem encantadora e habilidosa costureira, que, pouco antes da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), vivia em Madri, a trabalhar com a mãe, também costureira, em um ateliê. Apaixonada por um aventureiro, Quiroga muda-se para a exótica Tanger, em Marrocos, quando então, abandonada por seu amante, ela se vê no turbilhão da guerra, com pouca experiência de vida, obrigada a sobreviver nesse contexto e sem poder voltar para Madri.
Trata-se de um romance emocionante e comovente, no qual a protagonista, durante a guerra civil espanhola e, logo depois, ao seu término, com a guerra mundial prestes a começar, envolve-se com personagens históricos, a exemplo Juan Luis Beigbeder — ministro de Assuntos Exteriores do regime franquista —, sua amante, Rosalinda Fox, e o adido naval Alan Hillgarth, chefe do serviço de inteligência na Espanha durante o período da Segunda Guerra.
O destino da protagonista — inicialmente simples costureira, sem nenhum envolvimento com política — modifica-se por completo diante das circuntâncias e da necessidade de sobrevivência. Ela se envolve em conspirações, espionagens e em missões secretas, com as quais certamente jamais sonhara.Não tenho dúvidas de que Maria Dueñas, com este romance, inicia uma carreira profícua e espetacular na literatura e que Sira Quiroga passa a ser uma personagem inesquecível.

* Presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria Especial de Direitos Humanos
 
 

Abrir WhatsApp