03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Seccional cria Banco de Oportunidades

03/08/2018 - 21:04

Seccional cria Banco de Oportunidades

Serviço gratuito oferece vagas de emprego e estágio
 
MANUELA OITICICA
 
Por ano, são cerca de quatro mil carteiras entregues a novos advogados. Estagiários, até o momento, totalizam quase 12 mil inscritos, e mais de 25 mil colegas têm menos de cinco anos de profissão. A esse número, soma-se uma incontável quantidade de advogados que, por variados motivos, encontram dificuldades em se inserir no mercado de trabalho. Atenta a isso, a OAB/RJ lançou, no dia 4 de abril, um serviço gratuito com oportunidades de emprego, estágio e divulgação de vagas em concursos. Foi criada, também, uma página no site da Seccional (www.oabrj.org.br) com informações e serviços úteis aos profissionais em início de carreira.
 
“É importante ressaltar que qualquer advogado pode utilizar o Banco de Oportunidades para se situar diante das possibilidades que a advocacia hoje proporciona. Para os escritórios ou empresas, o processo de seleção poderá começar pelo nosso site de forma gratuita”, ressalta o vice-presidente da OAB/Jovem e coordenador do projeto, Willian Muniz.
 
Em vídeo disponível na página inicial do Banco, o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, destaca a gratuidade e a simplicidade do serviço e fala sobre seu principal objetivo: “A ferramenta serve para dinamizar um mercado que hoje está num momento de crescimento. Nós queremos ter o advogado e o estagiário com acesso às oportunidades do trabalho”.
 
 Para se cadastrar, o interessado deve acessar o site da OAB/RJ e clicar no banner Oportunidades de emprego (localizado no canto direito superior da página inicial). Em seguida, ele precisa preencher campos como dados pessoais, formação acadêmica e conhecimentos específicos. O currículo ficará disponível por seis meses para que as  empresas cadastradas façam consultas e entrem em contato com os candidatos selecionados.
 
 Após esse período, o colega cadastrado receberá uma mensagem informando o fim do prazo e sugerindo a renovação do currículo com possíveis atualizações. O procedimento é importante para evitar que informações de usuários que já tenham conseguido emprego ou estágio fiquem indefinidamente arquivadas no site.
 
 Em relação às empresas, o cadastro também é rápido, gratuito e as vagas têm duração de seis meses renováveis. A liberação é online e ocorre em até 12 horas após o cadastro da empresa ou escritório.
 
“Empresas e escritórios que normalmente entram em contato com comissões em busca de profissionais e estagiários agora podem publicar suas vagas diretamente no site. Lá estão disponíveis filtros que definem perfil do profissional a ser encontrado, como área de atuação, experiência profissional e faixa salarial”, destaca Willian Muniz, lembrando que, como a ferramenta foi lançada há pouco tempo, muitas empresas ainda não estão utilizando o serviço.
 
Na página Novos advogados, informações úteis ao dia a dia profissional
 
O Banco de Oportunidades pode ser acessado também pela página Novos advogados, que foi ao ar no início de abril no Portal da OAB/RJ. Além da ferramenta de busca de empregos, os colegas encontram informações sobre alguns serviços oferecidos pela Seccional que, disponíveis a todos os inscritos, podem ajudar, principalmente, o dia a dia do novo profissional.
 
São apresentados nessa seção, por exemplo, a Escola Superior de Advocacia (ESA), que promove cursos de aperfeiçoamento profissional com custo abaixo do mercado; o transporte gratuito, que ajuda a locomoção entre tribunais; o Escritório Compartilhado e suas salas para reunião e atendimento a clientes; e a campanha Fique digital, que tem como objetivo auxiliar os colegas na transição para os cada vez mais presentes processos virtuais.
 
Embora reunidos na seção Novos advogados, todos os itens listados acima – e os demais que compõem a página – estão publicados em outros ambientes do site e são abertos a todos os inscritos.
 

Abrir WhatsApp