03/08/2018 - 21:04

Você é a favor das eleições diretas para a direção do Conselho Federal?

03/08/2018 - 21:04

Você é a favor das eleições diretas para a direção do Conselho Federal?

O Conselho Seccional do Rio de Janeiro votou unanimemente em apoio à mudança no formato de eleição para a direção do Conselho Federal da OAB, aprovando a realização de campanha pelo pleito direto, que será lançada no dia 14 de maio

Nota da edição online da Tribuna do Advogado: a edição em papel da Tribuna foi fechada antes do lançamento da campanha. Os advogados já podem enviar seus comentários sobre a campanha pelo site das Diretas na OAB.
A proposta é que todos os colegas votem e escolham seus representantes no órgão máximo da advocacia. Após pesquisa nacional realizada pelo Ibope indicar que 84% dos advogados do país apoiavam a mudança, a reportagem da TRIBUNA esteve no Fórum Central para saber a opinião dos colegas que militam no Rio.

Sim, porque as eleições diretas significam mais transparência. Segundo a nossa Constituição, todos têm o direito de expor sua opinião, sem distinção de classe. Esse modelo seguiria esse princípio, sendo, portanto, mais democrático.
Nilton Juarez da Cruz, advogado, 81 anos

Não, eu acho mais adequado o formato de eleição indireta, como é feito atualmente. Eu acredito que os conselheiros que escolhem o presidente do Conselho Federal são pessoas que estão mais familiarizadas com a situação e conhecem melhor os candidatos, então eles podem nos representar.
Cristiane Ferreira, advogada inscrita na OAB/SP, 36 anos

Sim. É uma ideia boa, porque torna as coisas mais transparentes. Todos os advogados votarem seria mais justo e democrático.
Marco Aurélio Soares, advogado, 44 anos

Sim, porque vivemos em uma democracia. Esta é a única razão. Precisamos de representantes para eleger, para nós, o presidente da República? Não. Então deve ser da mesma forma. Todos os advogados têm que votar. Diretas já!
Ana Cláudia Eduardo, advogada, 37 anos

Sim, a forma direta é muito mais adequada do que a indireta. Na forma como é feito agora, não temos garantida a representatividade fidedigna dos estados.
Luciano Pimenta, advogado, 44 anos

Sim. Seguindo os princípios do Estado Democrático de Direito, é a forma mais adequada, pois todos os advogados teriam a possibilidade de votar para escolher seu representante nacional. Seria o ideal.
Diogo da Conceição Barreto, estagiário, 26 anos

Sim, acredito que o modelo direto seja mais correto e mais democrático, pois todos os advogados poderiam se expressar.
Elenecy Mendes Alevato, advogada, 73 anos

Sim, é uma forma democrática de escolher o representante do Conselho Federal. A ideologia hoje é que se tenha uma votação, de todas as seccionais, no sentido de escolher uma pessoa que venha representar os interesses dos advogados em Brasília.
Rubem Ricardo Ouvidor, advogado, 49 anos

Sim. Eu acho que eleição direta é sempre importante, porque dá oportunidade a todos para expressarem suas opiniões através do voto, para que haja alternância do poder, seja em que esfera for. Todo processo tem que ser democrático e transparente.
Alexandre Pereira de Lavor, advogado, 48 anos

Sim, porque eu acho que assim a votação é mais transparente. Assim, já ficamos sabendo desde cedo quem são os candidatos e temos a possibilidade de opinar. Não será decidido por uma cúpula ou pelo conselho e sim pelos próprios advogados. Acho que eles que têm que eleger.
Carla Rennó Pereira, advogada, 39 anos