13/03/2017 - 15:03

COMPARTILHE

Dica do mês: Uma biografia do samba

13/03/2017 - 15:03

Dica do mês: Uma biografia do samba

MARCELO MOUTINHO  
Tido como o primeiro samba a ser gravado, apesar de suas características de maxixe, a canção Pelo telefone completou no último carnaval 100 anos de sucesso. A efeméride serviu de gancho para o lançamento do primeiro volume da trilogia Uma história do samba, na qual o jornalista Lira Neto pretende narrar o percurso percorrido por aquele que é o mais brasileiro dos gêneros musicais, do final do Século 19 até os dias que correm.

O livro que abre a série compreende o período entre a origem e formatação do chamado samba urbano e a criação do concurso carnavalesco entre grêmios recreativos. Com a excelência narrativa já evidenciada nas biografias de Getúlio Vargas e Padre Cícero, Lira reporta as rodas nos quintais das tias baianas, na região da Cidade Nova e em outras partes da cidade, as mudanças rítmicas efetuadas pelos compositores do bairro do Estácio, como Ismael Silva, e a progressiva adoção do samba, antes restrito aos círculos da malandragem, pelo universo da classe média.

O volume de 342 páginas conta também com um rico caderno de fotos. Estão lá imagens da Lapa, do Canal do Mangue e de personagens como Cartola, Noel Rosa, Almirante, Paulo da Portela e Lamartine Babo, que ajudaram a escrever essa extraordinária história. 

Editora da trilogia, a Companhia das Letras promete para o ano que vem o segundo tomo, que tratará da institucionalização do samba como símbolo de identidade nacional, a partir da chamada Época de Ouro de nossa música, entre as décadas de 1930 e 1945.

Abrir WhatsApp