13/03/2017 - 14:52

COMPARTILHE

Livros do mês'

13/03/2017 - 14:52

Livros do mês'

Estudos feministas por um Direito menos machista
Indo além do eixo feminismo e Direito, a autora Aline Gostinski faz nesta obra um convite aos leitores para que atravessem espaços distintos de discussão. Ela aborda a criminologia, o Direito Penal, o Direito Civil, o Direito Internacional, a filosofia do Direito, a história, a literatura, o Direito do Trabalho e a sociologia sob a ótica da mulher, colocando a cooptação do feminino como algo a ser pensado, trabalhado e “desmitificado” para o surgimento de novas possibilidades no Direito. Da editora Empório do Direito. Mais informações no site emporiododireito.com.br.

Negociação trabalhista
Neste livro, Rogério Neiva Pinheiro transita entre o Direito e a psicologia para tratar da negociação nas audiências de conciliação na Justiça do Trabalho. Buscando apresentar aos leitores um guia para solução de conflitos de forma negociada, o autor parte da análise da importância dos modelos de negociação e trabalha noções de psicologia e estratégias de gestão de risco. Da editora LTr. Mais informações no site www.ltr.com.br ou pelo telefone (11) 2167-1151.

Instituições de Direito Privado e Público
Em sua 15ª edição, a obra foi atualizada, revista e ampliada seguindo o novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), com as modificações legislativas e informações detalhadas. No livro, os autores Carlos Eduardo Jadon, Claudio Mikio Suzuki, Luiz Roberto Carboni Souza, Nelson Godoy Bassil Dower, Renato Rubens Blasi e Sergio Gabriel apresentam o conteúdo essencial aos ramos do Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Empresarial. Da editora Saraiva. Mais informações no site www.editorasaraiva.com.br ou pelo telefone (11) 4003-3390.

Análise econômica do Direito no Brasil
Lançado em fevereiro, o livro traz como questões principais as relações entre Direito e economia, a eficiência na aplicação do Direito e a possibilidade de o emprego de conceitos econômicos desnaturar o fenômeno jurídico. A partir desses temas, Thiago Cardoso Araújo contextualiza e propõe algumas balizas para sua aplicação. Da FGV Direito Rio em parceria com a editora Lumen Juris. Mais informações no site www.lumenjuris.com.br ou pelo telefone 
(21) 3933-4004.

O limite de valor da alteração qualitativa do contrato de obra pública
Na obra, André Uryn prega a tomada de decisão consciente e transparente na contratação de obras públicas, propondo um exame mais abrangente do esforço empregado para a contratação do projeto de engenharia, a partir de critérios não apenas jurídicos, mas também técnicos e econômicos. O autor não recomenda um único modelo para todas as situações e traz um aprofundado exame das tipologias à disposição do gestor público, indo além das modalidades estatuídas na legislação brasileira e debruçando-se ainda sobre modelos internacionais. Da editora Saraiva. Mais informações no site www.editorasaraiva.com.br ou pelo telefone (11) 4003-3390.

Ebooks
 
Criminologia feminista: novos paradigmas
Soraia da Rosa Mendes conta que a inspiração para iniciar este livro foi constatar, em pesquisa, que a maioria dos trabalhos encontrados no Brasil sobre a condição feminina como autora ou vítima de crimes encontra-se referenciada em paradigmas criminológicos distantes do feminismo. A autora propõe uma criminologia com referencial autônomo, que permita compreender os diferentes contextos de vitimização e criminalização das mulheres. O livro traz a evolução da ciência criminológica e situa o papel de extrema submissão feminina, em todos os níveis, no decorrer da história (desde o Século 18), mostrando como isso influenciou a visão preconceituosa de sua imagem nos tempos de hoje. Da editora Saraiva. Mais informações e vendas no link: 
https://goo.gl/Xyp45a

Stalking
Após apresentar a prática do stalking (significa perseguição e aplica-se a alguém que importuna uma pessoa de forma insistente e obsessiva), a autora Luciana Gerbovic demonstra como o fenômeno se caracteriza como ilícito e como a responsabilidade civil pode ser estabelecida nesses casos, com a legislação vigente no país. Publicado pela Leya Brasil. Mais informações e vendas pelo link: 
https://goo.gl/YgSWZS

Livro de cabeceira

Bleak house
Bleak house, de Charles Dickens, é o livro cuja leitura eu recomendo. Escrito em meados do Século 19, suas protagonistas Esther Summerson e Lady Dedlock estão entre as mais marcantes personagens da literatura inglesa. Mas este romance é também interessante para nós, advogados, por outro motivo: seu enredo gira em torno das vicissitudes de um inventário litigioso interminável, Jarndyce v Jarndyce, e de suas repercussões – algumas trágicas – sobre a vida de vários personagens. O drama da morosidade da Justiça, denunciado por Charles Dickens de modo tão eloquente nesta obra, contribuiu para despertar na opinião pública da época o interesse pela reforma do sistema judiciário que viria a ser levado a cabo na década de 1870. É um debate, infelizmente, ainda hoje de enorme importância e atualidade no Brasil.
*Conselheiro federal da OAB pelo Rio de Janeiro

Abrir WhatsApp