13/03/2017 - 15:01

COMPARTILHE

MAM traz Gaudí para o Rio de Janeiro

13/03/2017 - 15:01

MAM traz Gaudí para o Rio de Janeiro

Um dos maiores representantes do modernismo, o arquiteto Antoni Gaudí, cuja obra virou símbolo da cidade de Barcelona, é o homenageado da mostra Gaudí Barcelona 1900, que reúne maquetes – três delas em escala monumental –, peças de design, objetos e mobiliário criados pelo catalão e será inaugurada no MAM Rio, parceiro cultural da OAB/RJ, no dia 16 de março.

Além das peças de Gaudí, a exposição traz também cerca de 40 trabalhosde outros artistas e artesãos que compunham a cena avançada de Barcelona no início do Século 20.
 
Especialistas na obra de Gaudí e curadores da exposição, Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba contam que escolheram maquetes e detalhes arquitetônicos da Sagrada Família (foto) e do Parque Güell de modo a permitir que o público acompanhe os processos construtivos dos projetos mais famosos do arquiteto.

A incursão de Gaudí pelo design, na elaboração de móveis e objetos que vão de maçanetas de metal a peças em cerâmica e madeira mostra como a criação artesanal influenciou a indústria. Segundo os curadores, o conjunto das obras do catalão testemunha a invenção de uma geometria original, calculada a partir da observação e estudo dos movimentos da natureza. “A sua experimentação técnica e formal, sua capacidade de absorver e reelaborar as teorias estéticas e arquitetônicas, fizeram dele um arquiteto de densidade única, difícil de repetir.
 
Em suas obras está condensado o debate artístico da mudança de século junto à depuração de uma linguagem arquitetônica única”, ressaltam Ramis e Villalba.

Todas as peças pertencem aos acervos do Museu Nacional de Arte da Catalunha, Museu do Templo Expiatório da Sagrada Família e da Fundação Catalunya-La Pedrera, em Barcelona, que apoiaram a exposição. A idealização e realização do projeto foram do Instituto Tomie Ohtake, com coordenação geral da Chizhi – Organización Proyecto Cultural Internacional. O patrocínio é da Arteris e do Bradesco (Lei Rouanet).

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de abril, de terça a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. Advogados têm desconto mediante apresentação da carteira da Ordem. O MAM fica na Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro. Mais informações no site www.mamrio.org.br ou pelo telefone (21) 3883-5600. 

Abrir WhatsApp