13/03/2017 - 15:01

COMPARTILHE

Rico acervo do Masp desembarca no CCBB

13/03/2017 - 15:01

Rico acervo do Masp desembarca no CCBB

Parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), o maior da América Latina, pode ser vista gratuitamente pela população carioca na exposição Entre nós – a figura humana no acervo do Masp, que ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 10 de abril.

Com curadoria de Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, a mostra reúne mais de cem obras dos maiores nomes da arte mundial – entre eles Rafael (foto), Francisco de Goya, Amadeo Modigliani, Vicent Van Gogh, Pablo Picasso, Diego Rivera e Edgard Degas – e da arte brasileira – José de Almeida Júnior, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Lasar Segall e Victor Brecheret, entre outros.

A exposição tem como eixo central a representação da figura humana, tema que atravessa diferentes fases da história da arte. Da celebrada coleção europeia, passando pelas coleções pré-colombiana, africana, brasileira e latino-americana, a mostra traça um recorte cronológico e um diálogo entre as distintas formas de representação e culturas. 

Artistas contemporâneos também integram a exposição, com a proposta de abordar as novas mídias, suportes e linguagens da arte. Uma sala apresenta o vídeo Nada é (2014), do artista Yuri Firmeza. Pertencente à série Ruínas, o vídeo mostra diferentes momentos da história da cidade de Alcântara, no Maranhão, e a documentação da Festa do Divino. Trabalho (2013-16), de Thiago Honório, é uma instalação que se apropria de ferramentas recebidas como presente de operários durante a reforma de um espaço no qual o artista trabalhava, transformando-as em esculturas que metaforizam o corpo dos trabalhadores. A mostra se encerra com a instalação de Nelson Leirner, Adoração (Altar para Roberto Carlos, 1966), que remete a uma nova forma de sagrado encontrada nos dias de hoje.

Entre nós pode ser visitada gratuitamente de quarta a segunda, das 9h às 21h, no CCBB – Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro. Mais informações no site culturabancodobrasil.com.br ou pelo telefone (21) 3808-2020.

Abrir WhatsApp