13/03/2017 - 13:53

13/03/2017 - 13:53

Valorização da mulher advogada, um plano da OAB/RJ

Felipe Santa Cruz

A capa dessa TRIBUNA, na edição de março de 2016, anunciava o engajamento da OAB/RJ na campanha #ElesPorElas (#HeForShe), iniciativa da ONU Mulheres que promove a luta pela igualdade de gênero. Desde então, reforçamos o trabalho de conscientização sobre o tema. Neste sentido, o desempenho da Comissão OAB Mulher tem sido notável.

No decorrer de 2016, consagrado como Ano da Mulher Advogada, a Seccional atuou em conjunto com o Conselho Federal em diversas iniciativas que buscaram valorizar a atuação profissional de nossas colegas. Promovemos debates, palestras, campanhas institucionais. É um esforço contínuo, que consiste em plantar sementes de cidadania.

Agora, o desafio que nos colocamos é a implementação do Plano Estadual da Mulher Advogada. Já aprovadas pela OAB Nacional, as propostas começam a se tornar realidade este mês, como parte da programação relativa ao 8 de Março.

Entre os pontos mais importantes do plano estão a representatividade das advogadas nos conselhos seccionais e nas subseções e a questão do empoderamento feminino. Vamos levar essa discussão para todo o estado, combatendo a violência de gênero e ressaltando a necessidade de valorizar o trabalho de nossas colegas.

*  *  *

É com alegria que constatamos o reconhecimento, pelos advogados de todo o Brasil, do trabalho desenvolvido pela OAB/RJ. A escolha do Rio de Janeiro como sede do III Encontro Nacional de Prerrogativas reitera o prestígio que nossa Seccional conquistou nos últimos anos. Pela primeira vez, esse importante encontro será promovido fora de Brasília. Virão ao Rio colegas das várias regiões do país. Vamos fazer uma grande discussão sobre os direitos da categoria, em busca de resultados concretos.

*  *  *

Atendendo a um antigo pleito dos colegas de Cachoeiras de Macacu, assinamos em fevereiro o termo de cessão de uso de um terreno de 500 metros quadrados, onde será construída a futura sede própria da subseção local. O espaço fica nas proximidades do Fórum, o que facilitará o acesso às advogadas e advogados que militam na cidade.

*  *  *

A estúpida morte do diretor de Eventos da OAB/São Gonçalo, Wagner da Silva Salgado, de sua esposa, Soraya, e da filha Geovanna, de apenas 9 anos, chocou não só a advocacia, mas toda a sociedade. Não esmoreceremos enquanto os culpados pelo assassinato da família não forem julgados e exemplarmente punidos. Somos solidários aos parentes e amigos do querido Wagner, e exigimos justiça.