25/05/2016 - 18:09

COMPARTILHE

Audiência trata de acessibilidade no transporte

25/05/2016 - 18:09

Audiência trata de acessibilidade no transporte

Dando continuidade a questões debatidas no Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência, a OAB/RJ realizou no dia 29 de março, por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma audiência pública para tratar da acessibilidade no transporte público do Rio de Janeiro.

O evento abordou a questão do recadastramento para o Rio Card, explicando como funciona a garantia da gratuidade. Além disso, especialistas falaram sobre os problemas ainda encontrados na acessibilidade.

Ex-secretário de transportes, o deputado estadual Carlos Osório (PSDB) admitiu que, de forma geral, o transporte do Rio de Janeiro não é acessível. Segundo ele, todos os investimentos na área de transporte, atualmente, estariam sendo realizados levando em consideração a questão: “O nosso problema é o gigantesco passivo de décadas em que a acessibilidade não foi considerada”.

Para o presidente da comissão, Geraldo Nogueira, pode-se dizer que “há avanços dentro do atraso. Não podemos desconsiderar que a própria sociedade não cobrava soluções até alguns anos atrás. Depois que começaram a pressionar, houve avanços”.

Também participaram da mesa de abertura o presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Assembléia Legislativa, deputado Márcio Pacheco (PSC); o promotor de Justiça Luis Cláudio Carvalho de Almeida, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Georgette Vidor; o superintendente estadual de Políticas para Pessoa com Deficiência, Marco Castilho; e o representante da Secretaria estadual de Transportes Fábio Fernandes.

Abrir WhatsApp