25/05/2016 - 17:32

COMPARTILHE

Convênio amplia serviço do mandado de pagamento eletrônico

25/05/2016 - 17:32

Convênio amplia serviço do mandado de pagamento eletrônico

A OAB/RJ, em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) e o Banco do Brasil (BB), passou a oferecer, desde o dia 9 de março, a opção permanente pelo recebimento de mandados de pagamento eletrônicos, serviço que irá agilizar o cotidiano dos advogados. Trata-se de uma ordem de pagamento online, sem circulação de documento físico, emitida pelo cartório e enviada ao sistema do BB diretamente pelo magistrado. A iniciativa é pioneira, e a implementação no Rio de Janeiro servirá como experiência para o resto do país.

O mandado de pagamento eletrônico pode ser acessado através do site da OAB/RJ (www.oabrj.org.br), bastando o colega se cadastrar na área restrita uma única vez para que todos os mandados passem a ser creditados em seu nome, de forma permanente. “Com esta ampliação do serviço, a opção pelo mandado eletrônico fica ainda melhor. Poupa tempo do advogado e agiliza seu dia a dia, o que certamente traz muitos benefícios para todos. Auxiliar o exercício profissional é umas das funções da Ordem”, afirma o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz.

A nova ferramenta, disponível tanto para processo físico quanto para o eletrônico, apresenta a vantagem de dispensar o comparecimento do advogado a qualquer agência do BB, além de reduzir o risco de fraudes. A previsão é de que até o final do ano todas as serventias estejam autorizadas a expedir mandados eletrônicos. Veja os locais onde já existe o serviço no portal da OAB/RJ ou no link bit.ly/mandadosdepagamento.

“O advogado não precisará mais se submeter às filas no banco ou enfrentar problemas no recebimento, e terá o crédito feito automaticamente na conta indicada. Só terá que ir ao caixa quem quiser receber em espécie, o que não é comum. Isso resolve um dos grandes transtornos da vida dos profissionais que atuam no TJ”, observa o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira. O presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) do TJ, desembargador Nagib Slaibi Filho, também ressalta as vantagens para a advocacia. “É um protótipo que será utilizado em todo o Brasil, e visa a informatizar o processo de pagamento. Hoje o mandado tem que passar por diversas etapas antes de o advogado receber o dinheiro. Claro, não haverá o embolso instantâneo, mas certamente conseguiremos acabar com as filas imensas.”

Para o superintendente regional de governo do BB, Renato David Mello, a medida representa agilidade e conveniência para o profissional do Direito. “As principais reclamações hoje são em relação à demora nos pagamentos e às filas. Com isso, o advogado fica liberado para se dedicar à sua atividade fim, modernizando sua atuação profissional. É uma ação inédita no país. O Rio de Janeiro está sendo pioneiro, e depois iremos exportá-la para outros estados”, reitera. A medida foi anunciada em uma reunião entre o presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz; o tesoureiro da entidade, Luciano Bandeira; a secretária-adjunta, Ana Amelia Menna Barreto; o presidente do CGTI do TJ, Nagib Slaibi Filho; o superintendente regional de governo do BB, Renato David Mello; a gerente de Negócios do Setor Público do BB, Maritza Koch; e o gerente-geral da Agência Setor Público do banco, Alcides Pegorer Junior. 
 

Abrir WhatsApp