25/05/2016 - 18:05

COMPARTILHE

Crianças e adolescentes como sujeitos de direitos

25/05/2016 - 18:05

Crianças e adolescentes como sujeitos de direitos

No primeiro evento da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ nessa gestão, cujo tema central foi apadrinhamento afetivo, adoção e destituição do poder familiar, a questão das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos esteve presente em todas as palestras que aconteceram no dia 30 de março.

“Infelizmente, as crianças e adolescentes no Rio de Janeiro hoje não estão sendo tratados como prioridade. Trouxemos aqui um magistrado e um procurador de Justiça que os colocam em seu real lugar de sujeito de direitos. Que as palestras sirvam para a reflexão de que os direitos da criança e do adolescente não são menores, são muito importantes e precisam ser preservados por todos nós, advogados, pelos estudantes de Direito e pela população em geral”, declarou a presidente da CDCA da Seccional, Silvana do Monte Moreira.

Coordenador do projeto Apadrinhar, vencedor na categoria Juiz do Prêmio Innovare 2015, o  titular da 4ª Vara de Infância, Juventude e Idoso da Capital, Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, falou sobre a situação de casas de acolhimento e dos motivos que levaram à criação do projeto. “A estrutura em geral é muito deficiente. Há o problema de ordem afetiva, porque para cada criança acolhida no Brasil há seis possíveis adotantes, mas a maioria absoluta está na mesma fila, pelas restrições. Dizem que o processo de adoção no Brasil demora, mas o que causa demora são as filas. Se o adotante quiser um adolescente ou grupos de irmãos, pode conseguir em pouco tempo”, ponderou o magistrado. 

Em seguida, houve a palestra sobre adoção e destituição do poder familiar, ministrada pelo procurador de Justiça e fundador do grupo Quintal da Casa de Ana, Sávio Bittencourt. O evento teve o apoio da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e do Deca/Uerj.
 

Abrir WhatsApp