25/05/2016 - 18:11

COMPARTILHE

#eleporelas: compromisso pela igualdade de gênero

25/05/2016 - 18:11

#eleporelas: compromisso pela igualdade de gênero

Até o final de 2016, mais da metade do quadro de advogados do Rio de Janeiro será formado por mulheres, mas isso não é visto no dia a dia no mercado de trabalho. Poucas advogadas chegam a sócias de escritórios e muitas são preteridas na contratação. Para conscientizar os homens, hoje ainda maioria no mundo jurídico, a OAB/RJ assumiu oficialmente o compromisso pela igualdade de gênero com a campanha #elesporelas, iniciativa da ONU Mulheres que convoca os homens a lutarem contra o machismo.

No lançamento da campanha, realizado no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, observou que, “apesar de a advocacia ainda ser uma área muito machista”, a situação aos poucos está mudando. Temos uma única presidente de Seccional, em Alagoas, e oito mulheres à frente de subseções no Rio de Janeiro. Admitimos que é pouco e que a cota de 30% para as chapas de conselhos seccionais ainda é extremamente necessária”, disse.

A presidente da OAB Mulher da Seccional, Daniela Gusmão, afirmou que a escolha do dia não foi aleatória. “Não podemos esquecer que 8 de março é uma data de reflexão. Em 1857, 129 mulheres morreram em Nova Iorque vítimas de um incêndio criminoso porque estavam lutando por melhores condições de trabalho.”
A secretária-adjunta da OAB/RJ, Ana Amelia Menna Barreto, e a 2ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cássia Cortez, foram homenageadas com a medalha Myrthes Campos. Em 1899, Myrthes foi a primeira mulher a exercer a profissão de advogada, atuando como defensora no Tribunal do Júri. Coordenador das comissões e procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira participou da cerimônia.
 

Abrir WhatsApp