25/05/2016 - 18:20

COMPARTILHE

Livros do Mês

25/05/2016 - 18:20

Livros do Mês

A Constituição norte-americana é democrática?
Nesse lançamento da editora FGV, o cientista político Robert Dahl questiona até que ponto a Constituição norte-americana promove metas democráticas. O autor revela os elementos potencialmente antidemocráticos da lei máxima, explica por que estão no texto, compara o sistema constitucional norte-americano com outros democráticos e investiga como poderíamos alterar nosso ordenamento político para alcançar maior igualdade entre os cidadãos. Mais informações no site www.fgv.br/editora ou pelo telefone 0800-021-7777.

Dicionário de Direito Civil
Tendo como base o Código Civil de 2002 e fazendo referências ao Código de Processo Civil de 2015, Asclepíades Rodrigues trata, no livro, das principais dúvidas quanto à significação de determinados termos do texto, além de esclarecer para advogados as alterações feitas entre esta versão e a anterior, de 1916. Da editora Autografia. Mais informações e vendas no link http://www.autografia.com.br/loja/dicionario-de-direito-civil-/detalhes.
 
Os desafios da substituição tributária
O livro de Leonardo de Andrade Costa e de Luciana Azevedo da C. Fülöp apresenta aspectos conceituais e normativos da substituição tributária do ICMS, respondendo ao porquê de as administrações terem adotado essa sistemática de tributação, assim como o entendimento dos tribunais superiores sobre o assunto. A obra faz parte da série Direito & Sociedade, da coleção FGV de bolso. Mais informações no site www.fgv.br/editora ou pelo telefone 0800-021-7777.
 
Dicionário de Direito Civil
Tendo como base o Código Civil de 2002 e fazendo referências ao Código de Processo Civil de 2015, Asclepíades Rodrigues trata, no livro, das principais dúvidas quanto à significação de determinados termos do texto, além de esclarecer para advogados as alterações feitas entre esta versão e a anterior, de 1916. Da editora Autografia. Mais informações e vendas no link http://www.autografia.com.br/loja/dicionario-de-direito-civil-/detalhes.
 
Regulação do abuso no âmbito corporativo: 
o papel do Direito Penal na crise financeira
Resultado de IV Simpósio de Jovens Penalistas da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP), realizado em São Paulo em 2014, o livro é organizado por Eduardo Saad-Diniz, Dominik Brodowski e Ana Luíza Barbosa de Sá. A obra reúne as discussões sobre o papel do Direito Penal em um mundo globalizado e em crise. Da editora Liber Ars. Mais informações no site www.liberars.com.br.
 
A crise hídrica e o Direito
Em momento de discussão sobre as políticas públicas voltadas para o setor hídrico, a obra, coordenada pelos juízes Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho e Ana Rita de Figueiredo Nery e pelo advogado André Tito da Motta Oliveira, aborda a questão desdobrando temas como a preservação e educação ambiental, as políticas de recursos hídricos e saneamento. Da editora Lumen Juris. Mais informações no site www.lumenjuris.com.br ou pelo telefone (21) 3933-4004.
 
Livro de cabeceira
Mariana Freitas de Souza*

Lean in
Eu me interesso por diversos assuntos fora do Direito, em especial biografias e livros que tratem de temas atuais. No momento, os que têm merecido minha atenção se referem a alimentação saudável, bem-estar físico e psicológico, e o papel das mulheres no mercado de trabalho.  Nesse contexto, um livro que, a meu ver, é um divisor de águas para as mulheres que buscam ascender em suas carreiras é Lean in (em português, Faça acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar), de Sheryl Sandberg.  
Sandberg é chefe de operações (COO) do Facebook e listada pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Em 2010, gravou um Ted talk [série de conferências em vídeo] sobre por que temos poucas mulheres em posições de lideranças, e que já teve mais de seis milhões de visualizações.
O livro analisa o papel da mulher moderna nas empresas e em casa, chamando a nossa atenção para o lugar que desejamos ocupar e algumas formas de se chegar lá, sem radicalismos e sem levantar bandeiras. Uma excelente leitura, que gera importantes reflexões.
*Conselheira da OAB/RJ

Ebooks

Direito e desenvolvimento
Parte da série Direito & Sociedade, da coleção FGV de bolso, o livro reúne textos originalmente publicados no blog do autor, Carlos Ragazzo, com a proposta de democratizar o conhecimento técnico, oferecendo uma linguagem direta sobre os mais variados temas de Direito e desenvolvimento, e analisando as novas tendências de diversos mercados e escolhas regulatórias recentes. Da editora FGV. Também disponível na versão física. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/B7Wmoz
 
Subordinação potencial
Na obra, Danilo Gonçalves Gaspar percorre toda a trajetória necessária para fixar o sentido da subordinação jurídica, apresentando ao leitor, de forma didática e dinâmica, a sua dimensão potencial, objetivando contextualizar a noção de subordinação jurídica no cenário socioeconômico contemporâneo. Da editora LTr. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/c28ou3

Abrir WhatsApp