17/12/2012 - 15:14

Advogados pedem serviços, defesa das prerrogativas e boa relação com Judiciário

17/12/2012 - 15:14

Advogados pedem serviços, defesa das prerrogativas e boa relação com Judiciário

Sem declarar sua escolha, o advogado Geraldo Beire Simões votou no Edifício Menezes Cortes, no Centro, onde o clima era tranquilo, sem filas. As cinco seções instaladas no local reuniram pouco mais de 1.800 eleitores aptos. "Está correndo tudo bem, a organização está perfeita. O voto é secreto, mas posso dizer que espero que o resultado seja o melhor para a advocacia", afirmou.

"Mudar é sempre bom, se for para melhor. Acho que cada candidato fez o que pôde para defender seus pontos de vista. Torço para que vença o melhor", declarou a advogada Luiza Cantelmo, sem declinar o nome de sua preferência.

Para Layla Caroline Moraes de Carvalho, um dos pontos mais importantes é o retorno da anuidade em forma de serviços. "Eleição é bom para a democracia e para a instituição. Li sobre as propostas na Tribuna e minha expectativa é de que quem se eleger faça retornar a anuidade em serviços para os advogados", afirmou.

Única colega no local a declarar voto, Marcelle Carvalho lembrou a importância das prerrogativas profissionais. "Acompanhei a campanha e gostei mais do projeto do candidato da situação, de valorização da assistência aos advogados, melhoria dos serviços e defesa das prerrogativas", disse após votar.

"Não interagi muito nesta campanha, mas achei interessante a ampla divulgação das propostas dos candidatos. Isso é bom para a democracia. Para mim, o mais importante é a defesa das nossas prerrogativas, é o que espero de quem se eleger", frisou Cristino Barreto Figueiredo.

José Carlos Monteiro Duarte também admitiu não ter acompanhado de perto a disputa para a presidência da Ordem no Rio, mas falou sobre sua expectativa. "Foi uma campanha bem acirrada, principalmente na reta final, mas na verdade eu a acompanhei de longe. Quem for eleito deve dar maior atenção às representações de clientes contra advogados, avaliando-as melhor para evitar perdas de tempo", sugeriu.

Já no Clube da Aeronáutica, também no Centro do Rio, onde, de acordo com os fiscais, 2.500 advogados estavam alocados, a maioria pediu uma relação melhor entre a classe e o Judiciário: "Espero que a Ordem trabalhe para que o Judiciário faça valer o que a lei estabelece: que nós não sejamos desrespeitados por juízes e que a Justiça seja pontual", salientou Flávio Lerner.

"Desejo que nos próximos anos a OAB/RJ trabalhe em prol dos advogados, melhorando os serviços obrigatórios e lutando pela qualidade e infraestrutura dos fóruns", completou Gilberto da Graça Filho.

Segundo a colega Janaina Gois Rezende, o processo eleitoral ocorreu dentro do esperado. Quanto ao futuro, ela disse que espera que continuem os bons projetos criados nos últimos anos. "Projetos implantados nesta gestão, como o Nascer e o Aprender, foram de grande valia para a classe. Só acho que poderiam retornar com a inclusão de dependentes no plano da Goldental", ponderou.

"Devemos ter a melhor expectativa possível para a próxima gestão, diante das últimas conquistas da nossa classe", declarou Alexandre Vasconcellos, que votou no Museu Histórico Nacional, na Praça XV. "Queremos melhoria de tudo que foi feito de bom e também inovações", completou.

Versão online da Tribuna do Advogado, dezembro de 2012.