17/12/2012 - 15:42

COMPARTILHE

Em evento na OAB/RJ, Dallari fala sobre formação do Estado

17/12/2012 - 15:42

Em evento na OAB/RJ, Dallari fala sobre formação do Estado

O jurista Dalmo Dallari participou, no dia 9 de dezembro, de palestra organizada pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Após a aula, ele falou à Rádio OAB/RJ sobre sua paixão pela advocacia e a importância de compartilhar seus conhecimentos e experiências com uma geração que o tem como referência. "Advogar não é só atuar formalmente no processo judicial, mas trabalhar para despertar consciência de direito e de justiça", afirmou.
 
Diante de um plenário lotado, composto majoritariamente por jovens advogados, Dallari abordou a história da formação do Estado ao redor do mundo e o papel do advogado em sua manutenção. O evento foi transmitido para 42 subseções por meio da rede telepresencial da OAB/RJ. 
O Estado vai sobreviver. A ideia de sua extinção está, hoje, praticamente posta de lado
Dalmo Dallari
jurista

Partindo da necessidade humana de conviver com seus pares e pelos primeiros momentos da vida em sociedade, o jurista passeou pela história enfatizando os momentos-chave que nos trouxeram ao atual estágio, como as duas grandes guerras e a formação da Organizações das Nações Unidas, por exemplo. A importância social da advocacia na criação de uma sociedade justa e no equilíbrio mundial também foi destacada.
 
A oscilação da relação entre poder e religião e a crise do feudalismo, que resultou em uma migração para as cidades e impulsionou a burguesia e o capitalismo, foram analisadas por Dallari. Ele apontou a Revolução Industrial, ocorrida no Século 17, como uma das maiores alterações ocorridas na história dos Estados.
 
Na parte final da palestra, o foco de Dallari foi a soberania dos países. Segundo ele, o assunto é  lembrado sempre que são discutidos os tribunais internacionais. "Até que ponto eles têm autoridade para impor determinado comportamento ou para punir determinado estado se estes são soberanos?", indagou.
 
O momento em que foi proposto um mundo sem nações, teoria defendida sobretudo no Século 19 pelos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, também foi lembrado pelo jurista. "Ocorreu especialmente por causa da gigantesca exploração sofrida pela classe trabalhadora à época", disse. Para Dallari, é preciso pensar em um tipo de governo que não seja injusto e nem instrumento de exploração de uns poucos sobre a maioria. "O Estado vai sobreviver. A ideia de sua extinção está, hoje, praticamente posta de lado", afirmou.

Abrir WhatsApp