17/12/2012 - 15:56

COMPARTILHE

Livros do mês

17/12/2012 - 15:56

Livros do mês

Direito Empresarial
 
Homenagem aos 50 anos de docência do professor e doutor em Direito Peter Walter Ashton, feita por seus ex-alunos, colegas de profissão e amigos, a obra aborda o Direito Empresarial, trazendo discussões sobre tópicos relativos à matéria, como Teoria Geral do Direito, contratos, Direito Societário, regulação de mercados e Direito Falimentar. Organizado por André Fernandes Estevez e Marcio Felix Jobim, o livro é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Manual de Processo Civil
 
Voltado para quem está se preparando para concursos públicos na área jurídica, o livro propõe uma nova forma de estudar o Processo Civil coletivo e individual, discutindo suas peculiaridades e direcionando o aprendizado dos candidatos às carreiras jurídicas, especialmente Ministério Público, magistratura, Defensoria Pública e procuradorias. A obra é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Mercado de capitais
 
Com enfoque na atuação da Comissão de Valores Mobiliários, os autores Alexandre Pinheiro dos Santos, Fábio Medina Osório e Julya Sotto Mayor Wellisch enfatizam temas como o processo administrativo sancionador, os termos de compromisso e de ajustamento da conduta, o papel da autorregulação e a interação entre as instâncias penal e administrativa. A obra é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Direitos sociais
 
Na obra, Alessandra Gotti investiga a existência de mecanismos para a aferição de resultados no processo de concretização dos direitos sociais, com destaque ao direito à informação, aos indicadores sociais e ao princípio da proporcionalidade, partindo da construção de uma Teoria Geral dos Direitos Sociais e abordando seu desenvolvimento histórico, fundamento e conceito. O livro é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.
 
Processo Penal Constitucional
O primeiro volume da obra de Thiago Minagé aborda pontos de origem do instituto das condições da ação, suas vertentes na esfera processual civil, a possibilidade ou não de seus aproveitamentos em âmbito processual penal e seu desenvolvimento e conseqüências nos dias atuais na esfera jurídico-processual.O livro é da Quileditora. Mais informações no site www.quileditora.com.br.
 
Livro de cabeceira
 
Luciano Bandeira*
 
O meu livro de cabeceira é a História do declínio e queda do Império Romano, de Edward Gibbon. A obra foi publicada entre os anos de 1776 e 1788. Além da prosa de Gibbon, o livro vale pela sua modernidade, tanto no aspecto histórico como na quebra de dogmas — como a influência do aspecto divino no desenvolvimento dos estados. O estilo de Gibbon na redação e a sua fina ironia são relevantes ingredientes para prender o leitor em todo o longo percurso da história que é abrangido pela obra. Vale para todos os que gostam de história geral, política e militar. A relevância de Gibbon deve ser destacada, também, pela influência que exerceu em gerações de autores. A sua visão crítica dos princípios que dominavam os escritores daquela época foi fundamental para o desenvolvimento de uma nova forma de se enxergar os fatos. Vale a pena.
 
* Presidente da OAB/Barra da Tijuca e tesoureiro eleito da Seccional para o triênio 2013/2015.
 

Abrir WhatsApp