17/12/2012 - 13:12

COMPARTILHE

Com o sentimento de dever cumprido

17/12/2012 - 13:12

Com o sentimento de dever cumprido

Wadih Damous
 
Esta é a última vez que assino a coluna Recado do presidente na nossa TRIBUNA DO ADVOGADO. Tive a oportunidade de fazer uso deste espaço durante dois mandatos — com breves intervalos nos períodos eleitorais, quando a diretoria se responsabilizou pelos editoriais. Aqui pude manifestar minhas opiniões sobre temas relevantes para a advocacia fluminense, para a Seccional, para nosso estado e para o país.
 
Hoje, porém, a coluna será ocupada por considerações de natureza mais pessoal.
 
Não exagero se disser que estes seis anos em que estive à frente da OAB/RJ foram, talvez, os mais importantes da minha vida. Antes mesmo de começar a estudar Direito, tinha clara consciência da importância da Ordem dos Advogados do Brasil – entidade que me encantou desde menino e cuja atuação nos tempos da ditadura militar só fez aumentar minha admiração. Ter a possibilidade de presidi-la em nosso estado era como um sonho distante, tanto no plano pessoal, como no profissional.
 
Mas o destino me conduziu a isso. Ao assumir o primeiro mandato, em janeiro de 2007, tinha consciência da responsabilidade que se colocava diante de mim. Sinceramente, sabia que estava preparado para ela. Mas, ainda assim, não nego que o sentimento de realização toma conta de mim quando constato que as coisas correram como previsto.
Neste momento em que deixo a presidência da Seccional é hora, também, de ressaltar algo fundamental: nosso trabalho foi, antes de mais nada, um trabalho de equipe. Sem os companheiros que estiveram a meu lado, muito pouco teria sido feito.
 
Não poderia de deixar de agradecer, do fundo do coração, a meus colegas de diretoria. Sem meu irmão Sérgio Fisher, o vice-presidente; meus diletos amigos Marcos Luiz, secretário-geral, e Wanderley Rebello, secretário-geral adjunto; e meu vigilante diretor-financeiro, Marcello Oliveira, com seu doce rigor, não teríamos chegado a bom termo.
 
Da mesma forma, fica aqui meu profundo reconhecimento aos colegas do Conselho Seccional e das comissões temáticas da nossa OAB/RJ. Não fosse a colaboração deles, não teríamos ido longe.
 
Devo, ainda, um agradecimento especial a meu querido amigo e sucessor, Felipe Santa Cruz. Não por acaso Felipe foi escolhido para dar continuidade a nossos mandatos. Seu nome foi praticamente um consenso como o mais adequado para assumir a direção da Seccional nos próximos três anos, depois de comandar com tanta diligência e capacidade a Caarj e o DAS (Departamento de Apoio às Subseções).
 
Por fim, não poderia deixar de agradecer aos colegas advogados de nosso estado. Eles não só nos apoiaram em todos os momentos, como deram uma magnífica demonstração de confiança em nosso trabalho ao proporcionar uma votação estupenda a Felipe, que simbolizava a continuação de um trabalho reconhecido pela advocacia fluminense.
 
É com um misto de nostalgia antecipada e o sentimento de dever cumprido que me despeço.
Mas é, também, com a certeza de que nossos caminhos hão de se encontrar novamente – e sempre – em defesa da advocacia, do Estado de Direito, da democracia e da justiça social.
 

Abrir WhatsApp