03/08/2018 - 20:58

IAB comemora 166 anos com lançamento da Medalha Luiz Gama

03/08/2018 - 20:58

IAB comemora 166 anos com lançamento da Medalha Luiz Gama

O IAB comemorou seu 166º aniversário no dia 12 de agosto, com sessão solene em sua sede. O evento reuniu ex-presidentes e membros do Instituto, além representantes da Ordem, dos tribunais estaduais e federais e do Ministério Público. Na ocasião, houve o lançamento oficial da Medalha Luiz Gonzaga Pinto da Gama, que será entregue a personalidades que lutam pelo Direito, embora não sejam advogados. Desenhada por Oscar Niemeyer, a comenda tem o nome do advogado autodidata, além de jornalista e escritor baiano, que nasceu em 1830 e foi vendido como escravo aos 10 anos de idade.

Coube ao jurista Fábio Konder Comparato, saudado pelo presidente do IAB, Henrique Maués, como um "fantástico mestre, professor e brasileiro", fazer o discurso em homenagem a Luiz Gama.

Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o lançamento da comenda tornou a festa de aniversário do IAB em 2009 ainda mais especial: "A criação da medalha reconhece quem exerce o Direito, apesar de não ter o título de jurista, como Luís Gama, que aprendeu não só nos livros, mas também na vida".

Processo eletrônico na Justiça Estadual

A Comissão de Direito e Tecnologia do IAB realizará no dia 9 de setembro, às 17h30, no Plenário do Instituto, encontro temático que visa a apresentar as práticas e sistemas de processo eletrônico adotado pela Justiça Estadual dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Veja a programação completa no site. Faça sua inscrição!

Inauguração

No dia 23 de setembro, às 18h, será inaugurado, na Galeria dos Ex-Presidentes, o retrato de Maria Adélia Campello Rodrigues Pereira, primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da instituição, que dirigiu a entidade no biênio 2006/2008.

Confira, no site, a programação de eventos do IAB.

Ministro Luiz Fux no IAB

Foi realizado, no dia 13 de agosto, o encontro temático O STJ na era digital, que teve como palestrante o ministro Luiz Fux. O ministro apresentou o sistema eletrônico implantado pelo Superior Tribunal de Justiça e os serviços oferecidos na plataforma digital pelo e-STJ: distribuição eletrônica de processos digitalizados, peticionamento eletrônico, cadastramento de entes públicos e advogados, Diário de Justiça Eletrônico, Biblioteca Digital Jurídica. Veja a cobertura do evento no site do IAB.

Informativo eletrônico

Informa semanalmente as atividades do IAB. Cadastre seu e-mail no site.

Acesse: www.iabnacional.org.br