07/05/2013 - 17:31

COMPARTILHE

Diretoria da OAB/RJ debate questões do PJe com presidente do TST

07/05/2013 - 17:31

Diretoria da OAB/RJ debate questões do PJe com presidente do TST

O acompanhamento técnico da transição para o Processo Judicial eletrônico (PJe-JT) e a descentralização das varas do Trabalho no estado estiveram em pauta durante reunião realizada no dia 16 de abril entre os presidentes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, e da Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro. O encontro ocorreu na sede do tribunal, em Brasília, e contou, ainda, com a participação do tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, e do presidente da OAB/Barra, Ricardo Menezes, ex-presidente da CJT.
 
“A aceitação, por parte do TST, da proposta de uma mudança lenta e cuidadosa para a era digital vai facilitar a luta da OAB/RJ para minorar os problemas na adaptação dos advogados,” segundo Marcus Vinicius. Os dois lados têm a ganhar, acredita.
 
“Foi uma visita de cortesia muito positiva. Discutimos temas de interesse comum e reafirmamos nossa parceria, nunca deixando de lado a independência da Ordem e da classe”, afirmou, lembrando o trabalho contínuo realizado pela Diretoria de Inclusão Digital da Seccional.
 
“Essa luta já foi encampada há tempos pela Ana Amélia Menna Barreto [diretora de Inclusão digital], que vem realizando um trabalho irretocável”, disse.
 
Tema que vem gerando polêmica entre os advogados, a descentralização das varas do Trabalho no Rio foi colocada em discussão. “Queremos ampliar o debate e promover as mudanças de maneira correta. Pretendemos fazer um seminário a fim de esclarecer alguns pontos e vamos conversar, também, com o Judiciário”, explicou Marcus Vinicius.
 
Finalizando a visita, Reis de Paula foi convidado a participar de um evento que está sendo organizado pela CJT em homenagem aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), promulgada em 1º de maio de 1943. Segundo Marcus Vinicius, o objetivo é exaltar a importância do conjunto de leis no amadurecimento das relações trabalhistas e da sociedade como um todo. “Estamos planejando uma grande celebração durante a qual devem acontecer palestras e debates sobre as mudanças nesse período”, adiantou.

Abrir WhatsApp