07/05/2013 - 17:55

Prêmio Innovare 2013 traz tema livre

07/05/2013 - 17:55

Prêmio Innovare 2013 traz tema livre

Termina no dia 31 de maio o período de inscrições para a 10ª edição do Prêmio Innovare, que destaca práticas inovadoras que contribuem para a Justiça brasileira. Este ano, a premiação, que sempre trabalhou com assuntos específicos a cada edição, terá como novidade o tema livre nas categorias Juiz, Defensoria Pública, Tribunal, Advocacia e Ministério Público, além de abrir um prêmio especial para profissionais e graduados em outras áreas.

Segundo o diretor do Instituto Innovare Carlos Araujo as mudanças servirão para ampliar o universo de inscritos. “Este ano o prêmio completa 10 anos, o que para nós é um marco. Por isso, resolvemos inovar e estabelecer um concurso de monografia como prêmio especial, aberto a pessoas com nível de graduação, não apenas para os formados em Direito. Percebemos que hoje atuam no dia a dia da Justiça pessoas de outras áreas, que sabem dos problemas e podem nos ajudar a resolvê-los”, afirma.

O concurso de monografias tem como tema A Justiça do Século 21 e deverá apontar soluções para dificuldades ou problemas enfrentados pelo Judiciário. Em razão de recente resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os vencedores de todas as categorias não receberão mais premiações em dinheiro, apenas o troféu e as menções honrosas.

“A determinação do CNJ era específica para a categoria Magistrado, mas procuramos atuar de forma isonômica e suprimimos, então, a premiação para todas. Acreditamos que, em dez anos, o prêmio já se firmou a ponto de as pessoas hoje se inscreverem muito mais para ter sua prática reconhecida, valorizada e difundida do que para ganhar R$ 50 mil”, observa o diretor.

Entre as principais conquistas do instituto ao longo dos anos em que tem sido realizada a premiação, Araújo destaca o banco de práticas vencedoras como a principal delas: “Temos um acervo com práticas que ajudamos a difundir por meio de convênios que firmamos”. Ele ressalta que todos os trabalhos inscritos passam por uma minuciosa verificação do Instituto antes de serem passados aos jurados.

“Temos em nosso quadro de jurados cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), seis do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e figuras que considero de extrema importância na advocacia brasileira. Isso diz muito sobre o reconhecimento do Innovare”, diz.

A participação dos advogados é considerada fundamental por Araujo para a qualidade do prêmio: “A advocacia tem sido muito importante para todo nosso fortalecimento, principalmente pelo papel social que o advogado tem, como agente transformador da comunidade em que se insere”, observa Araujo, convocando os colegas do Rio de Janeiro a participar. “Os advogados fluminenses, que inclusive já tiveram uma prática vencedora, apresentam sempre trabalhos da melhor qualidade”.

As inscrições para o Prêmio Innovare devem ser feitas pelo site www.premioinnovare.com.br.