03/08/2018 - 21:02

COMPARTILHE

Na avaliação positiva, colegas destacam os novos serviços e a reestruturação da Caarj

03/08/2018 - 21:02

Na avaliação positiva, colegas destacam os novos serviços e a reestruturação da Caarj

Na avaliação positiva, colegas destacam os novos serviços e a reestruturação da Caarj


A gestão do presidente Wadih Damous à frente da OAB/RJ é aprovada por 80% dos advogados – a desaprovação é de apenas 7% e 13% não sabem responder. Além disso, 64% dos colegas entendem que a situação da Seccional melhorou no atual mandato (24% consideram que permaneceu igual e só 2% que piorou — 10% não souberam ou não responderam). Os números são de uma pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 11 e 15 de maio.

O estudo mostra, ainda, as razões pelas quais os advogados avaliaram positivamente a gestão. A implantação de novos serviços, somados às conquistas da OAB/RJ e a reestruturação da Caarj, com a melhoria do plano de saúde, e o oferecimento gratuito do plano odontológico são os principais motivos para 33% dos entrevistados. Também foram mencionados os investimentos em infraestrutura (12%) e o caráter participativo e atuante da administração da Seccional (10%). Aliás, o conhecimento sobre os serviços da OAB/RJ é bastante alto: 82% disseram distingui-los.

Outro destaque da pesquisa foram as salas da OAB nos fóruns, qualificadas como ótimas ou boas por 77% dos colegas, sendo que 20% as rotularam de regulares e somente 3% de ruins ou péssimas. Setenta e quatro por cento afirmaram que houve melhora nas salas no atual mandato.

O Ibope atestou, igualmente, o ótimo conceito dos advogados sobre a Comissão de Prerrogativas da Seccional. Entre os que recorreram à comissão, 84% revelaram que foram bem acolhidos. Apenas 16% reclamaram do atendimento.

Vale destacar, também, a expressiva aprovação — de 85% — do Exame de Ordem. Esse número chega a 92% entre os advogados mais jovens. Apenas 13% desaprovam o Exame – 2% não souberam ou não quiseram responder.

Do mesmo modo, são altos os índices de reconhecimento da importância da OAB/RJ no cenário brasileiro (84%) e de que a instituição se pronuncia de forma importante em questões de relevância para a sociedade (82%). Oitenta e um por cento dos colegas acederam que a Seccional ajuda a valorizar a profissão e 74% expressaram confiança na direção da entidade.

Com relação à Caarj, é flagrante a restauração de sua credibilidade. No universo dos que responderam à pergunta sobre a atual gestão da Caixa de Assistência, 57% reconheceram melhoria – 36% consideram que não melhorou, nem piorou, e somente 7% disseram que houve queda.

Quanto aos meios de comunicação da Seccional, a opinião dos advogados é igualmente positiva. A TRIBUNA DO ADVOGADO é ótima ou boa para 82% dos colegas – para 13%, é regular; e para 4%, ruim ou péssima (3% não souberam ou não quiseram responder). O Portal da OAB/RJ está na mesma condição na visão de 71% dos consultados, sendo que 11% o consideram regular e apenas 1%, ruim ou péssimo (17% não souberam ou não quiseram responder).

Além da concepção da classe sobre a gestão da Seccional, o estudo do Ibope investigou o sentimento dos colegas quanto à própria vida profissional. Sessenta e sete por cento dos entrevistados confessaram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com seu trabalho, enquanto 17% não estão satisfeitos, nem insatisfeitos, 11% se mostraram insatisfeitos e 5% não souberam ou não quiseram responder. A expectativa com relação ao futuro se traduz em otimismo ou muito otimismo para 47% (o número sobre para 59% entre os mais jovens). Trinta e um por cento não se encontram otimistas, nem pessimistas, 16% se dividem entre pessimistas e muito pessimistas, e 7% não souberam ou não quiseram responder.

A amostra da pesquisa foi de 500 advogados, com margem de erro de 4%.


Abrir WhatsApp