03/08/2018 - 21:02

Número de advogados que fizeram certificação cresceu mais de 200%

03/08/2018 - 21:02

Número de advogados que fizeram certificação cresceu mais de 200%

Aumento se deu com início da campanha da OAB/RJ, que já está em 2º no ranking nacional Desde o início da campanha promovida pela OAB/RJ, no fim de março, aumentou mais de 200% o número de advogados que realizaram a certificação digital no estado. Ocupando atualmente a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Paraná, pioneiro na digitalização dos processos no Judiciário, o Rio de Janeiro avança a passos largos na preparação dos colegas para a virtualização em todas as comarcas do estado, prevista pelo Tribunal de Justiça para ser concluída em 2015.

De acordo com dados fornecidos pela Certisign, empresa que realiza as certificações, o Estado do Rio é o segundo em número absoluto de certificados emitidos, totalizando pouco mais de oito mil, se aproximando cada vez mais do Paraná, que já conta com mais de 18 mil, e ficando à frente de São Paulo, terceiro colocado, com cerca de cinco mil advogados adequados à nova realidade. Completam a lista dos cinco mais os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Considerando apenas as estatísticas de 2011, o Rio de Janeiro já ocupa a liderança com mais de cinco mil certificações. E, levando em conta os números desde que a campanha da Seccional teve início efetivo, os resultados são ainda mais significativos. De apenas 586 em abril, o número de solicitações saltou para 2021 em maio, um crescimento de 245%. Nos últimos três meses, os advogados fluminenses solicitaram mais que o dobro de certificações que os colegas paranaenses e seis vezes mais que os paulistas.

Desde o dia 25 de março, quando foi inaugurado o primeiro posto de atendimento, a OAB/RJ vem fornecendo gratuitamente aos advogados as máquinas certificadoras. Basta, para isso, que o colega compareça a um dos seis postos abertos pela Seccional, e pague os R$ 120 referentes à certificação. Os endereços dos postos de atendimento e a documentação necessária podem ser conferidos no painel Fique digital, no Portal da OAB/RJ: www.oabrj.org.br/fiquedigital.jsp.

Os colegas do interior também estão usufruindo do benefício, oferecido por meio da Certificação itinerante e realizada paralelamente aos cursos de processo digital, cujas aulas acontecem em datas pré-definidas, sempre das 9h às 17h, e são oferecidas pelas comissões de Direito e Tecnologia da Informação e de Justiça do Trabalho da Ordem, em parceria com a ESA. Para o mês de julho é prevista a visita do serviço a dez subseções (confira a programação no Portal da Seccional).

O curso, que desde o início do ano percorre o estado, já capacitou cerca de 17 mil colegas, incluindo os que acessaram as aulas na internet. No dia 21 de junho, desta vez em dois turnos, as aulas foram ministradas pelos professores Walter Capanema e Ana Amélia Barreto, que abordaram a lei do processo eletrônico, o peticionamento nos tribunais e a certificação digital. Diante do sucesso do evento, o curso será reeditado no dia 27 de julho, na Seccional, e já recebe inscrições pelo Portal da OAB/RJ.