03/08/2018 - 21:02

COMPARTILHE

Tribuna Livre

03/08/2018 - 21:02

Tribuna Livre

Tribuna Livre


A reportagem da TRIBUNA DO ADVOGADO esteve no Fórum Regional da Pavuna, que atende a população de uma grande área da Zona Norte do Rio, para perguntar aos advogados e estagiários que militam no local: Qual é o maior problema do Fórum da Pavuna?


Localização

O maior problema é a localização, péssima, pois os profissionais não se sentem seguros para caminhar ou estacionar por perto. Como o fórum abrange muitos bairros, precisávamos contar com uma estrutura melhor, inclusive na Sala da OAB, que devia ser ampliada. Acaba havendo discriminação, pois percebemos a diferença nos serviços em relação aos fóruns de outras localidades.

Renata Sartini Bapstista, advogada, 28 anos


Acúmulo

O problema não é no Fórum da Pavuna, mas na Justiça em si: há acúmulo enorme de trabalho com pouca gente para resolver. Para solucionar isso, só contratando mais juízes e serventuários. A ajuda também vem dos mutirões que a própria Justiça e a OAB/RJ geralmente organizam para tentar amenizar a situação.

Haroldo Martins das Neves, advogado, 75 anos


Serventuários

A pouca quantidade de serventuários para a demanda aqui do fórum é, para mim, o problema mais grave, pois isso prejudica diretamente a celeridade no andamento dos processos. A prestação jurisdicional acaba se prolongando, quando deveria ser mais imediata.

Gilson Jorge Lima, advogado, 46 anos


Distribuição

O grande problema aqui é referente à distribuição no cartório. Nos outros fóruns, vemos um setor específico para a distribuição. Aqui na Pavuna, não temos esse setor. Tudo é no cartório, onde só tem um funcionário atendendo. Ele fica sobrecarregado e os advogados são prejudicados.

Igor de Oliveira Medeiros, estagiário, 24 anos


JEC

O maior problema no Fórum da Pavuna é o Juizado Cível. Nada anda aqui: as petições não são juntadas, não há um juiz titular que acelere a demanda. Ficamos dependendo desse serviço moroso. Eles alegam ter poucos serventuários e eu acredito que falta também uma atenção maior a essa área.

Janderson Campos, advogado, 36 anos


Mandados

A expedição dos mandados de pagamento no JEC é o ponto mais problemático aqui na Pavuna. A 1ª Vara Cível é até razoável, mas a 2ª é precária em relação ao processamento, à juntada de peças. O atendimento é ótimo, mas a morosidade no andamento realmente nos prejudica.

Quitéria Rodrigues da Costa, advogada, 36 anos


Petições

O pior aqui é o tempo que levam para despachar as petições. Os mandados de pagamento também demoram muito. Creio que os problemas se dão não somente pela falta de serventuários, como também pela má vontade que percebemos, às vezes, entre eles.

José Caldas Bernadino, advogado, 53 anos


Ar condicionado

Eu não milito muito nesse fórum e não tenho reclamações relacionadas ao atendimento, mas a estrutura deixa a desejar no verão. O ar condicionado não comporta a quantidade de pessoas que circulam por aqui no calor, e os advogados acabam sofrendo com isso.

Alicio Faustino, estagiário, 60 anos


Espaço

O número de advogados que frequenta este fórum é bastante significativo. Em virtude disso, eu entendo que as instalações tinham que ser ampliadas, para dar mais conforto e atender melhor à demanda. O que temos aqui é oferecido dentro da sua limitação. Eles ficam restritos, não podendo oferecer mais serviços com esse espaço pequeno.

Ronald Mac Dowl, advogado, 51 anos


Abrir WhatsApp