03/08/2018 - 21:05

Campanha da Seccional em favor o tombamento de centros de tortura ganha poio expressivo de entidades

03/08/2018 - 21:05

Por aclamação, mais de 20 entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e da cidadania, sindicatos, associações civis, estudantis e de trabalhadores aprovaram, no dia 7 de agosto, a proposição da OAB/RJ de deflagrar campanha pelo tombamento dos principais locais usados no Rio de Janeiro para a tortura de presos na ditadura pós 1964, com sua posterior transformação em centros de cultura, debates e resgate da memória histórica.

Foi aprovada ainda a iniciativa de propor aos candidatos a prefeito que se comprometam com a instalação de marcos e monumentos nas ruas, praças e prédios onde ocorreram mortes, desaparecimentos forçados e outras violações aos direitos humanos nos anos de arbítrio.

A ideia, apresentada também pela Seccional, segue a linha do projeto Marcas da Memória, firmado entre a prefeitura de Porto Alegre e o Movimento de Justiça e Direitos Humanos, de fixação de placas informativas com breves resumos do que aconteceu naqueles locais de luta pela democracia. Buenos Aires, Paris e Varsóvia são capitais mundiais onde o Poder Público registrou fatos de sua história.

"O Rio de Janeiro, por ser referência política e cultural, foi um dos principais alvos da ditadura. É importante que prédios onde funcionaram centros de torturas, como o antigo Doi-Codi e o Dops, assim como a Casa da Morte, sejam tombados e transformados em espaços de memória, reflexão de debates para o fortalecimento dos princípios e valores democráticos, para que nunca se repita o arbítrio daqueles anos de chumbo", afirmou o coordenador do grupo de trabalho da Comissão da Verdade da OAB/RJ, conselheiro Marcelo Chalréo, ao abrir o encontro com as entidades convidadas. Dias após o evento, a Prefeitura de Petrópolis iniciou o processo de tombamento da Casa da Morte.

Após aprovarem as iniciativas da Seccional, os representantes das organizações se prontificaram a participar das duas campanhas. Fizeram parte da mesa, além de Chalréo, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, Margarida Pressburger, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Agostinho Guerreiro, o conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Mário Augusto Jakobskind e o secretário executivo do Conselho Regional de Economia (Corecon), Wellington Leonardo da Silva.

Apoiaram as propostas, engajando-se nos movimentos, representantes dos sindicatos dos advogados, dos médicos, dos professores, dos economistas, dos petroleiros e dos engenheiros do município do Rio de Janeiro, o grupo Tortura Nunca Mais, o Movimento de Defesa da Economia Nacional, o Centro pela Justiça e pelo Direito Internacional (Cejil), a Casa América Latina, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, estudantes da UFRRJ e da Federação Nacional de Escolas Técnicas, entre outros.