11/09/2012 - 09:00

COMPARTILHE

Candidatos a prefeito se comprometem com projeto da OAB/RJ

11/09/2012 - 09:00

Candidatos a prefeito se comprometem com projeto da OAB/RJ

Em depoimentos à Tribuna do Advogado, sete dos oito candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro se comprometeram com o projeto Marcas da Memória, da OAB/RJ, que consiste na instalação de placas e monumentos em ruas, calçadas ou prédios que tenham sido prisões ou centros de detenção, tortura ou desaparecimentos ilegais, tornando público que esses locais foram palco de graves violações aos direitos humanos ou de relevantes acontecimentos na luta pela democracia.
 
Todos os postulantes tiveram rigorosamente o mesmo espaço para se expressar. Antônio Carlos Silva, candidato do PCO, não retornou os contatos feitos por email e telefone.
 
Aspásia Camargo (PV) - Acho importante esta iniciativa, especialmente pensando nos jovens, que não viveram os tempos da ditadura e talvez não saibam como é difícil viver sob um regime autoritário. Nós, do PV, nos comprometemos com o projeto Marcas da Memória. Mantendo viva a nossa verdadeira história, mantemos o compromisso da sociedade com a democracia e com os direitos humanos.
 
 
Ciro Garcia (PSTU) - O compromisso com esse projeto é um compromisso com a memória da luta do povo brasileiro contra a ditadura militar. Defendemos também o fim do sigilo dos documentos secretos e mudanças na Lei da Anistia, para punir os envolvidos com o terrorismo de Estado. Por uma Comissão da Verdade independente do governo e indicada pelos movimentos sociais!
 
Eduardo Paes (Coligação Somos um Rio) - Devemos valorizar nosso passado com justiça. Continuarei a honrar a conquista pelos direitos humanos. O Marcas da Memória fará parte de um corredor histórico-cultural chamado Caminhos da Democracia, dedicado a promover espaços e mobiliário urbano relacionados à luta democrática. Esses espaços serão inventariados, tombados e recuperados para manter a memória viva de cariocas e de visitantes.
 
Fernando Siqueira (PPL) - Como candidato a prefeito, me comprometo com o projeto Marcas da Memória, da OAB/RJ, para a instalação de placas e monumentos em ruas, calçadas ou prédios que tenham sido prisões, centros de detenção, tortura ou desaparecimentos ilegais. É preciso marcar bem essas violações dos direitos humanos para que elas jamais se repitam. Para o bem da democracia.
 
Marcelo Freixo (PSOL) - Como prefeito, vou implementar e ampliar o projeto que, ao preservar a memória da luta contra a ditadura, mantém acesa a defesa da democracia, ainda hoje ameaçada por tendências autoritárias que preocupam os defensores dos direitos humanos no mundo todo. O convívio com o passado ensina a transformar o presente para construir um futuro diferente.
 
Otavio Leite (PSDB) - É digno de aplauso um projeto dessa natureza que visa a favorecer a memória política da nossa cidade. Afinal, a luta pelo Estado de Direito democrático faz parte da história da OAB. O nosso governo apoiará integralmente esta excelente proposta da instituição.
 
 
Rodrigo Maia (Coligação Um Rio melhor para os cariocas) - Um dos grandes desafios de uma nação é respeitar a sua história, valorizando e respeitando quem faz parte desta história. Os tristes episódios de violação de direitos, perseguição política, prisões e tortura não podem cair no esquecimento. Nosso compromisso é com a garantia da preservação da memória e da verdade, para que a democracia seja celebrada como o caminho da liberdade e do desenvolvimento.
 

Abrir WhatsApp