03/08/2018 - 21:05

Fernanda e Cramer falam sobre advocacia para novos magistrados

03/08/2018 - 21:05

Fernanda e Cramer falam sobre advocacia para novos magistrados

A OAB/RJ participou, em 21 e 23 de junho, de exposições sobre a Ordem e a advocacia para juízes recém-aprovados em concurso. Na primeira palestra, realizada na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (Cdap), Fernanda Tórtima, falou sobre a importância de as prerrogativas serem respeitadas e relatou as medidas que vêm sendo tomadas pela Cdap e os diversos casos de conflitos envolvendo magistrados e advogados, propondo forma de evitá-los. "Entre as prerrogativas que são violadas com mais frequência está a dificuldade que um advogado tem para ser recebido por magistrados", ressaltou.
Página da Cdap

A segunda exposição foi realizada na Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e contou, além de Fernanda, com a participação do procurador-geral da Seccional, Ronaldo Cramer, que frisou que a relação entre advogados e magistrados não deve ser de competição, e sim de cooperação. "Os juízes não devem ver os advogados como adversários, mas sim buscar nos advogados amparo para formar sua convicção. Somente assim, a solução judicial será fruto do efetivo debate entre os participantes do processo", afirmou.