03/08/2018 - 21:05

COMPARTILHE

Gestão da OAB/RJ é aprovada por 78% dos advogados, diz Ibope

03/08/2018 - 21:05

Gestão da OAB/RJ é aprovada por 78% dos advogados, diz Ibope

Setenta e oito por cento dos advogados do Estado do Rio de Janeiro aprovam a gestão do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, aponta pesquisa realizada pelo Ibope entre 7 e 14 agosto. A desaprovação é de somente 7%, e 11% não souberam responder. Não marcaram resposta na avaliação 4%. A soma dos que consideram que a situação da Seccional melhorou com a atual diretoria é de 66%, enquanto para 18% ficou igual, e para 3%, piorou.
 
Perguntados como classificam a administração atual, 54% responderam que é boa, 21% a definiram como ótima e 17% marcaram regular, somando 92% de respostas positivas. Avaliaram-na como ruim 2%, e péssima, 1%. Não souberam ou não responderam 6%.
 
A pesquisa aferiu também a confiança dos advogados no mandato da atual diretoria, e 74% disseram que confiam, para 15% que não e 10% que não souberam ou responderam. Com relação à  concordância, ou não, sobre se a OAB/RJ ajuda a valorizar a profissão na sociedade, 82% disseram que sim, e 15%, não.
 
A principal razão dos advogados para avaliar como ótima a atual administração de Wadih foi a defesa e a valorização dos colegas, com 42% das respostas espontâneas relacionadas a essas questões. O segundo motivo mais citado, com 34%, refere-se aos benefícios oferecidos, entre os quais foram mais mencionadas a oferta de planos de saúde, 11%, de plano odontológico, 9%, e as melhorias na Caarj, 7%. Somaram 22% as respostas apontando a eficiência administrativa, a transparência e a modernização da gestão.
 
Na opinião de 80% dos colegas que usam as salas dos advogados nos fóruns, houve melhorias nos últimos três anos. Entre os 85% da amostra que conhecem os serviços oferecidos pela OAB/RJ e pela Caarj, 66% citaram os convênios e benefícios e 40% os relacionados à internet, como o Recorte digital, com 30%.
 
Na avaliação da Caarj, 45% responderam que melhorou nessa gestão, para 6% que disseram ter piorado. Nesse quesito, 27% não souberam responder, e 18% não apontaram piora ou melhora.
 
A importância da atuação da OAB/RJ no cenário brasileiro recebeu a concordância de 82% dos colegas, para 14% que discordaram. Quanto ao Exame de Ordem, 88% manifestaram aprovação, para 11% que o desaprovam.
 
Entre os meios de comunicação da Seccional com os advogados, 85% consideram a Tribuna do Advogado boa ou ótima. O site ganhou 68% dessas opiniões. Outros meios, como o Twitter e o Facebook ainda são desconhecidos para 86% e 81% dos colegas, respectivamente.
 
A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. As respostas às perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas. Foram ouvidos 500 advogados.

Abrir WhatsApp