03/08/2018 - 21:04

Bahia é a quarta seccional a aderir à campanha liderada pelo Rio

03/08/2018 - 21:04

Bahia é a quarta seccional a aderir à campanha liderada pelo Rio

Mais uma seccional anunciou sua participação na campanha pelas Diretas Já na OAB. Agora, além de Rio, Minas e Pará, a Seccional da Bahia, por meio de seu presidente Saul Quadros, aderiu ao movimento. Último a falar durante o ato em prol das eleições diretas, realizado no dia 29 de maio, no restaurante Barbacoa, em Salvador, Saul se declarou oficialmente favorável ao pleito lembrando o êxito de outra antiga reivindicação da categoria. “A unificação do Exame de Ordem foi uma proposta que surgiu na mesma época que a ideia pelas diretas. A primeira foi implantada. A segunda, ainda não”, relembrou ele, que pouco antes do ato recebeu o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, em seu gabinete e debateu com ele quais seriam os melhores mecanismos para uma possível eleição direta.

Numa noite de reconhecimento do papel desempenhado pela OAB/RJ no impulso à campanha, Wadih pregou a nacionalização do movimento. “Bandeira democrática não tem dono, tem destinatário”, disse ele, que, assim como a maioria dos palestrantes, creditou ao atual sistema eleitoral diversos problemas que a Ordem nacional enfrenta hoje. “Uma consequência de a escolha dos dirigentes não ser realizada de forma democrática é a falta de transparência em relação a suas contas e decisões”, pontuou.
Acesse aqui o site da campanha

O presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, seguiu raciocínio semelhante ao apontar a internet – em especial, as redes sociais – como um dos caminhos mais eficazes para propagar o movimento. Os versos da música Viração, de José Fogaça, político gaúcho e compositor, encerraram sua fala: “É que na minha terra / Um palmo acima do chão / Sopra uma brisa ligeira / Que vai virar viração”.

Também recorrendo a versos, dessa vez do poeta baiano Gregório de Matos, o conselheiro federal pelo Rio Marcus Vinícius Cordeiro resumiu a força que os advogados comprometidos com a causa podem ter: “O todo sem a parte não é todo / A parte sem o todo não é parte / Mas se a parte o faz todo, sendo parte / Não se diga que é parte, sendo todo”.

Carlos Roberto Siqueira Castro e Cláudio Pereira, que completam o trio de representantes do Rio no Conselho Federal, centraram suas falas nos problemas decorrentes da eleição indireta do presidente da OAB nacional: além de transparência, a falta de legitimidade de um representante escolhido sem o consentimento da categoria.

Participaram, ainda, o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos; o vice-presidente da OAB/BA, Antônio Menezes; os conselheiros federais pela Bahia Luiz Viana Queiroz e Durval Ramos Neto; organizadores do evento, e representantes de Minas, Alagoas e Paraíba.