03/08/2018 - 21:05

COMPARTILHE

Cartas do Mês

03/08/2018 - 21:05

Cartas do Mês

 Certificação

“Por meio desta, venho, em nome dos advogados paraenses, manifestar nossa gratidão e nosso agradecimento ao presidente Wadih Damous, que, por meio de sua equipe (...), conseguiu tornar possível a realização do Curso de Certificação Digital na capital paraense.

Foram três dias de curso, ministrado para 1.100 advogados. Um saldo mais do que positivo, já que em apenas um dia certificamos 600% mais advogados do que em quatro anos, somente nesta seccional. Tudo isso fruto da dedicação e envolvimento da equipe da OAB/RJ.

Todos, sem distinção, fizeram por merecer este humilde agradecimento, pela forma profissional e carinhosa como encararam o desafio de certificar, em três dias, o maior número possível de advogados em nossa cidade (...)
 
A grande procura pelo curso, por parte dos advogados que não conseguiram participar desta vez, me fez tomar a decisão de abrir três novas turmas ainda no primeiro semestre. Contando novamente com o apoio da valorosa equipe da Seccional do Rio, os cursos aconteceram em Belém, Santarém e Marabá, nos dias 20, 21 e 22 de junho, respectivamente”.
Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB/PA
 
Diretas já

“Tomando conhecimento através do periódico TRIBUNA DO ADVOGADO, dessa egrégia Seccional do Rio, cujos exemplares se encontram na recepção da OAB/PE, fiquei maravilhado com a notícia de que o presidente Wadih Damous está promovendo a campanha das eleições diretas para a presidência do Conselho Federal. Nesse passo, a OAB/RJ dá um grande salto para o futuro, ao tempo em que ensina a todos os demais presidentes e conselheiros estaduais o verdadeiro significado de democracia (...).

Fico feliz pela iniciativa do colega e presidente Wadih Damous, pelo seu pioneirismo, pela sua iniciativa, pela sua coragem e pela sua disposição de mudar esse sistema vicioso e antidemocrático (...)”.
Sérgio Medeiros de Almeida (OAB/PE 14.466-D)
 
Escracho

Venho manifestar minha respeitosa discordância frente ao noticiado em 5 de junho de 2012, no sítio eletrônico da OAB/RJ, com o título Wadih apoia ‘escracho’ a torturadores. Na referida matéria, o ilustríssimo presidente desta Seccional, da qual me orgulho de fazer parte, declara seu apoio a movimento chamado Levante Popular da Juventude, que objetiva, nas palavras da matéria, “ridicularizar” militares e policiais que teriam participado de atos reputados como torturas ocorridos supostamente durante o regime militar. Independentemente de minhas posições pessoais quanto aos atos ocorridos em tal período, às quais não objetivo expor aqui, entendo que uma entidade do porte social e constitucional da Ordem, verdadeiro baluarte da sociedade brasileira na defesa da democracia e da justiça, não pode se prestar a apoiar atos que visem a expor ao ridículo qualquer pessoa ou ideia. Se a direção da OAB/RJ apoia a responsabilização criminal de atos feitos por agentes do Estado há mais de 30 anos, e apresenta suas justificativas sociais e jurídicas, tudo bem. Contudo, apoiar atos como os ocorridos frente ao Clube Militar no Rio de Janeiro (onde cidadãos exerciam seu direito de reunião para celebrarem o que bem entendem), nos quais pessoas em sua maioria com mais de 70 anos de idade foram objeto de agressões físicas e verbais (inclusive com cusparadas) por parte de jovens que sequer eram nascidos no período em que ocorreram os atos citados é extremamente equivocado. (...) Todos, pessoas e entidades, têm o direito de manifestar seus pontos de vista, de maneira ordeira e não anônima (...). Até mesmo condenados e torturadores têm o direito de se proteger do escárnio público. Por fim, reitero meu apoio à OAB/RJ na maioria de seus atos, e me orgulho de pertencer a seus quadros, colaborar voluntariamente em vários de seus serviços e, principalmente, de ser parte de uma família que possui três gerações de advogados (...)”.
Aloysio Telles de Moraes Netto (OAB/RJ 137.997)

N. da R: O presidente Wadih Damous responde: "A OAB/RJ não aprova violências, mesmo que praticadas contra torturadores e assassinos de pessoas indefesas, beneficiados por uma interpretação absurda do STF sobre a Lei da Anistia. Mas considera positivo que jovens manifestem repúdio à tortura e ao assassinato de presos políticos e apontem à opinião pública os responsáveis por esses crimes hediondos. Tais manifestações ajudam a criar um clima de clima de repúdio à tortura e a banir a sua prática na sociedade".
 
 Nas redes sociais
 
Facebook.com/OABRJ
 
Lei de Acesso à Informação
Rivera Lisandro Guianze: Quero ver o Poder Judiciário e o Ministério Público mostrarem o contracheque.

Fim da separação entre conselheiros e plateia no plenário do CNJ
Amanda Franco: Excelente. O ministro Carlos Ayres Britto é uma grande inspiração. Eu não esperava atitude diferente de sua parte.

Twitter.com/OABRJ_oficial

Diretas Já!
@albertocantalic: Sou pelas eleições diretas para a OAB nacional.

@LuSerafimCba: @OABdiretasja Sou a favor das diretas, mas com voto distrital, para garantir a igualdade entre os estados da Federação
 
 
 

Abrir WhatsApp